CANTANHEDE - A parceria entre o Esporte Clube Viana e o Real Codó Esporte Clube, iniciada para a disputa da Segundinha Maranhense de 2024, chegou ao fim nesta sexta-feira (27), após as duas instituições não chegarem a um acordo sobre a participação no Campeonato Maranhense de 2025. Além de confirmar o fim do vínculo com a Laranja Codoense, a diretoria do Leão da Baixada confirmou a cidade de Cantanhede, a 108 km de Viana, como sede das suas partidas na próxima edição do Estadual.
Fundado no dia 28 de maio de 2024, o Real Codó precisou de poucos meses para fazer a sua estreia na Segundinha Maranhense, graças a uma parceria com o Viana, que alugou o seu registro na Federação Maranhense de Futebol (FMF) para que a Laranja Codoense pudesse competir na divisão de acesso. Mesmo saindo das fases preliminares, o Real Codó fez uma campanha espetacular: depois de eliminar o Bacabal no primeiro mata-mata, o time codoense avançou como líder em um grupo com ITZ Sport, Timon e Santa Quitéria, derrotou duas vezes o São Luís nas semifinais e sagrou-se campeão da Segundinha após vitória nos pênaltis na final contra o IAPE. Em 11 jogos na divisão de acesso, o Real Codó teve sete vitórias e quatro empates, com 17 gols marcados e apenas dois sofridos.
Pouco depois de anunciar o encerramento da parceria com o Real Codó, o Viana informou que vai disputar as suas partidas como mandante no Campeonato Maranhense de 2025 no Estádio Biran Castro, em Cantanhede. O local recebeu os jogos do Santa Quitéria na Segundinha Maranhense de 2024 e fica a 108 km de Viana.
Continua após a publicidade..
Com o estádio definido, o Viana agora corre contra o tempo para viabilizar a sua participação no Campeonato Maranhense de 2025. O Leão da Baixada é a única das oito equipes do Estadual que ainda não iniciou os trabalhos de pré-temporada e terá pouco mais de duas semanas para montar o elenco e definir a comissão técnica para a disputa da competição.
Em 2025, o Viana voltará a participar da primeira divisão do Campeonato Maranhense após 13 anos. O Leão da Baixada disputou o Estadual pela última vez em 2012, quando ficou na terceira posição, atrás apenas dos finalistas Sampaio Corrêa e Maranhão Atlético. Depois de desistir da elite do Maranhense em 2013 por problemas financeiros, o Viana jogou a Segundinha Maranhense em 2019 e 2020, além de uma participação em 2021 como ECV Codó, após parceria com a cidade de Codó.
A estreia do Viana no Campeonato Maranhense será no dia 12 de janeiro, a partir das 17h, diante do Pinheiro, no Estádio Costa Rodrigues, com cobertura completa do Imirante Esporte. O Estadual 2025 reúne oito participantes e tem o mesmo formato da última temporada, com uma fase classificatória de 14 rodadas, semifinais e finais.
Saiba Mais
- Campeonato Maranhense de 2025 tem tabela básica divulgada pela FMF
- Campeonato Maranhense mantém fórmula de disputa para 2025
- Real Codó bate o São Luís e conquista acesso inédito no Campeonato Maranhense
- Seleção do Campeonato Maranhense 2024 é dominada por Maranhão Atlético e Sampaio Corrêa
- Decisão: Ouça o gol de Maranhão 0 x 1 Sampaio
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte