SÃO PAULO - A Confederação Brasileira de handebol (CBHb) anunciou nesta segunda-feira (6) os nomes dos 18 jogadores convocados para a seleção brasileira masculina de handebol, que disputará o Mundial, com início no próximo dia 14 de janeiro, em três sedes conjuntas: Croácia, Dinamarca e Noruega. A competição abre o ciclo olímpico de Los Angeles 2028 e será o primeiro grande desafio para o time masculino do Brasil, que não se classificou para os Jogos de Paris. A seleção estreia no dia 15 de janeiro (uma quarta-feira), às 14h (horário de Brasília), contra a anfitriã Noruega, pelo Grupo E, que tem ainda Portugal e Estados Unidos.
Os 18 nomes da seleção foram escolhidos dentre um grupo de 24 jogadores, pré-convocados em 20 de dezembro pelo técnico Marcos Tatá. Todos os atletas foram avaliados durante treinamentos em São Paulo, que começaram em 26 de dezembro.
O Brasil assegurou vaga no Mundial de 2025 ao conquistar o título do Torneio Sul-Centro Americano, em janeiro do ano passado, com vitória na final sobre a Argentina, dona da casa. Esta será a 16ª participação consecutiva do país em Mundiais de handebol. O melhor desempenho brasileiro na história ocorreu na edição de 2019, quando terminou em nono lugar. A atual campeã mundial é a Dinamarca, um dos países sede, que se tornou o primeiro país a faturar o tricampeonato consecutivo em 2023. Na ocasião, o Brasil terminou a competição em 17º lugar.
O Mundial de handebol reunirá 32 seleções na primeira fase, divididas em oito grupos de quatro equipes cada. Somente as três primeiras colocadas em cada chave avançarão à segunda fase - também em formato de grupos (serão quatro chaves com seis times cada). A partir daí, as duas melhores seleções em cada grupo garantirão vaga nas quartas de final (mata-mata). A decisão do título está programada para 2 de fevereiro, em Oslo (Noruega).
Continua após a publicidade..
Jogos do Brasil - primeira fase
15/01 (quarta-feira) - Brasil x Noruega – 16h30
17/01 (sexta) - Brasil x Portugal – 14h
19/01 - (domingo) – Brasil x Estados Unidos – 14h
Saiba Mais
- Brasil surpreende e vence a anfitriã Noruega na estreia do Mundial de Handebol Masculino
- Seleção Brasileira masculina de handebol fica fora dos Jogos de Paris
- Ana Paula dá show, mas Brasil sofre primeira derrota no Mundial de Handebol feminino
- Brasil vence o Cazaquistão e avança à segunda fase do Mundial de Handebol Feminino
- Com Ana Paula, Brasil vence em estreia do Mundial
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte