Basquete

Varejão desabafa sobre saída do Cavs: “Era onde queria me aposentar”

Após 12 anos em Cleveland, o pivô brasileiro foi envolvido em uma troca e deixou a franquia.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
Anderson Varejão está procurando uma nova equipe na NBA. (Divulgação)

CLEVELAND (ESTADOS UNIDOS) - Na última quinta-feira, encerrou-se a janela de transferências da NBA e, com ela, o período de Anderson Varejão no Cleveland Cavaliers. O fim da história de 12 anos do brasileiro na equipe não era esperado pelo jogador, que tinha contrato por mais duas temporadas. A transferência aconteceu com o Portland Trail Blazers, o qual já comunicou que não utilizará o atleta.

Por toda a reviravolta que aconteceu em sua carreira nos últimos dias, Varejão publicou, em rede social, uma mensagem aos torcedores do Cavs. Dentre agradecimentos e lembranças, o jogador destacou a vontade de encerrar sua carreira na equipe de Ohio, e sobre a possibilidade das coisas não acontecerem do jeito que espera.

Anderson foi revelado pelo Franca, time que defendeu de 1998 a 2002. Depois deste período, chegou ao Barcelona, onde ficou até 2004. Daí em diante, defendeu apenas o Cleveland Cavaliers.

A etapa sem time não deve se prolongar por muito tempo. Segundo a ESPN americana, quatro equipes têm interesse em contar com o brasileiro, três delas sendo destaques na atual temporada: Golden State Warriors, San Antonio Spurs, Oklahoma City Thunder e Dallas Mavericks. O jogador não deu indícios de qual será seu futuro, mas pode voltar às quadras em breve.

Confira abaixo a mensagem de Varejão na íntegra.

Queridos fãs dos Cavs,

Durante os últimos 12 anos, tive a honra de representar a cidade de Cleveland, a franquia dos Cavaliers e, por isso, serei grato para sempre. Cheguei da Espanha com apenas 21 anos, foi uma transição difícil para mim, mas na hora em que vesti a camisa dos Cavs e pisei em quadra, a sensação era de estar em casa.

Houve épocas em que jogamos bem, em outras lutávamos juntos. Disputamos playoff e também títulos. Nas últimas 12 temporadas, foram altos e baixos, mas não importava o resultado, porque uma coisa nunca mudou… o apoio incondicional de todos vocês, os fãs.

Se vocês estavam assistindo pela TV, ouvindo no rádio ou gritando a plenos pulmões, nós sentíamos essa energia e o apoio. Os fãs do Cleveland são simplesmente os melhores.

Não há nada melhor do que andar pelas ruas em um dia frio e ouvir os fãs gritarem seu nome, poder parar para conversar com eles. Não há nada como olhar para a arena e ver mais de 20 mil pessoas usando perucas para combinar com o seu cabelo… Isso é algo que eu vou levar para o resto da minha vida, nunca vou esquecer.

Assim como o Brasil ocupa um lugar muito especial no meu coração, Cleveland agora é parte de mim. Eu considero a cada um do Cleveland Cavaliers como parte da família – proprietários, membros do escritório, treinadores que tive ao longo dos anos, companheiros, cada um dos funcionários… Obrigado.

A cidade de Cleveland é realmente um lugar especial.

Eu vi jogadores e treinadores indo e vindo, e por tudo que vi, sempre soube que Cleveland era onde eu queria me aposentar. Mas a vida nem sempre funciona da maneira como queremos. E, no fim do dia, quando dizem ‘isto é negócio’, infelizmente é verdade.

Então, sendo assim, digo adeus. Mas, o mais importante, eu digo obrigado. Obrigado por todo o apoio. Obrigado por terem vindo todas as noites, estivéssemos ganhando ou perdendo. E obrigado por me darem os melhores 12 anos da minha vida.

Lar é onde o coração está. E meu coração sempre estará em Cleveland.

Anderson Varejão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.