SALVADOR - Dupla mais vitoriosa do vôlei de praia brasileiro, o baiano Ricardo e o paranense Emanuel são os campeões da temporada 2014-15 do Circuito Brasileiro. Na manhã deste sábado, os atletas entraram em quadra nas areias da praia de Patamares, em Salvador, e venceram os cearenses Lipe e Fábio por 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 13/8 – o forte calor fez Lipe se sentir mal no segundo set e abandonar a partida, assegurando o triunfo dos adversários. O resultado classifica Ricardo e Emanuel para as quartas de final da competição, mas como não podem mais ser alcançados pelos adversários na classificação geral, os campeões olímpicos ficaram com o título de maneira antecipada.
Este foi o 64º ouro conquistado pela dupla. Juntos entre 2002 e 2009, eles resolveram reeditar a parceria em agosto de 2014 e desde então, foram cinco medalhas nas oito etapas disputadas na competição nacional, sendo um ouro, duas pratas e dois bronzes. Ricardo e Emanuel subiram ao lugar mais alto do pódio nas Olimpíadas de Atenas 2004 e foram bronze em Pequim 2008. Além disso, faturaram o título mundial em 2003, o ouro nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e cinco títulos do Circuito Mundial.
“Ser campeão ao lado do Emanuel, debaixo de um sol forte desce e com a arena cheia é um exemplo de como amamos esse esporte. Sabíamos que seria difícil, o vôlei de praia mudou e é um jogo bastante físico atualmente, tivemos que nos reinventar, mas deu certo. Voltamos a jogar juntos porque temos objetivos, conseguimos o primeiro deles hoje. Agora vamos descansar para brigar pelo título da etapa e fechar com chave de ouro", afirmou Ricardo após a partida.
Este foi o sexto título do atleta no Circuito Brasileiro, que já havia vencido em 2002, 2003, 2006 e 2008, com Emanuel, e em 2013/2014, ao lado do cearense Márcio Araújo. Emanuel, por sua vez, chegou à nona conquista e se isolou como maior vencedor da competição. O curitibano estava empatado com as ex-atletas Adriana Behar e Shelda, com oito títulos cada. Ele foi o primeiro colocado em 1994 e 1995, ao lado de Zé Marco, em 2001, ao lado de Tande, em 2002, 2003, 2006 e 2008, com o atual parceiro Ricardo, e em 2011, ao lado de Alison.
Continua após a publicidade..
"É um capítulo de uma nova história, um novo episódio de uma velha saga que deixa claro a vontade e o desejo que temos em jogar juntos. Ser campeão brasileiro com um nível tão alto, ao menos seis duplas com totais chances de conquistarem o título, me deixa muito feliz. É a afirmação de que a aposta foi correta. Quando a gente aposta, tudo pode dar errado no começo, mas esse título veio para dizer que a gente têm condições sim. É mais um voto de confiança para nós, mostrando que podemos conseguir coisas boas nesse retorno da parceria", comemorou o jogador, relembrando dos antigos companheiros.
"Estou muito emocionado, pois voltar a ser campeão ao lado do Ricardo, depois de tantos anos, a última vez em 2008, me deixa muito feliz. Esse número, essa marca de maior campeão brasileiro mostra que consegui jogar em alto nível ao lado do Ricardo, mas sem esquecer de outros parceiros importantes nessas conquistas, como Zé Marco, Tande e o Alison, que são parte fundamental nesses títulos", completou.
O próximo compromisso de Ricardo e Emanuel será na noite deste sábado, na disputa das quartas e das semifinais da etapa baiana. A decisão será no domingo, às 10h (de Brasília).
Saiba Mais
- AABB fatura o título da Copa Primavera de Vôlei Feminino
- Graça Brito vence o Moto Club e é campeão da Copa Primavera de Vôlei Masculino
- Final da Supercopa 2024 reunirá estrelas da Seleção Brasileira em São Luís
- SESI Bauru e Cruzeiro fazem duelo de gigantes em São Luís nesta sexta-feira (18)
- Sampaio Corrêa/NVI encerra participação na Superliga C de Vôlei Feminino
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte