Copa das Confederações

Maracanã passa por último teste antes da Copa das Confederações neste domingo

Planalto

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

BRASÍLIA - Será neste domingo (2), durante o jogo amistoso entre Brasil e Inglaterra, no Maracanã, o último evento-teste do Comitê Organizador Local (COL) nas arenas da Copa das Confederações. A partida servirá para que os organizadores do torneio e os órgãos públicos confiram 16 áreas de serviço no estádio do Rio de Janeiro, como limpeza, gramado, serviços ao espectador, tecnologia, alimentação, protocolo, imprensa, transporte, estrutura para a transmissão de TV, voluntários, credenciamento, logística, área médica, segurança, hospitalidade e marketing.

Os portões do Maracanã estarão abertos a partir das 13h de domingo e a orientação das autoridades é de que seja dada a preferência aos meios públicos. Nas vias próximas ao Maracanã, só entrarão veículos credenciados, com quatro pontos de verificação. A indicação é de que os torcedores cheguem ao estádio pelo metrô, que tem duas estações próximas ao local do jogo. Há ainda uma estação de trem que dá acesso à arena.

Os detalhes da operação foram apresentados na última semana, pelos representantes do comitê, da CBF, da prefeitura e do estado do Rio de Janeiro. O teste no Maracanã será o mais abrangente dos realizados nas arenas que servirão de palco para os jogos da Copa das Confederações, com o maior número de área testadas.

O gerente geral de operações do COL, Tiago Paes, ressaltou que os torcedores não vão encontrar 100% dos serviços a serem utilizados durante a Copa das Confederações. A venda de ingressos, por exemplo, é de responsabilidade de uma empresa contratada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a geração de imagens da partida ficará a cargo da Rede Globo. No entanto, ele destacou a importância do jogo para corrigir imperfeições e se chegar ao padrão desejado de atendimento durante o torneio.

“O COL trabalhará em 16 áreas operacionais. Não teremos 100% das operações previstas para a Copa das Confederações, mas será muito parecido. A área de limpeza terá o mesmo modelo, com a nossa equipe orientando o operador do estádio e a retirada dos resíduos sendo feita pela prefeitura. Teremos ainda 900 voluntários do COL na área interna do estádio e 200 animadores realizando atividades recreativas com o público, além de outros 300 voluntários do governo na área externa do Maracanã”, explicou.

Para o amistoso da Seleção Brasileira foram colocados à venda 74 mil ingressos, quase a capacidade total do Maracanã. Algumas áreas reservadas não serão usadas no dia da partida e outras são cotas para patrocinadores e hospitalidade da CBF. Os ingressos foram colocados à venda pela internet e podem ser adquiridos também nas bilheterias instaladas na Gávea, Laranjeiras, Engenhão, Caio Martins, São Januário e General Severiano.

O torcedor deve retirar os ingressos nas bilheterias até este sábado (1), das 10h às 17h. No dia do jogo não haverá venda de bilhetes.

Instrumentos, mastros de bandeiras e fogos não entrarão no estádio

Para a segurança do amistoso serão empregados cerca de 1.200 stewards (agentes privados de segurança), que vão controlar o acesso dos torcedores e verificar objetos, impedindo a entrada de materiais proibidos, como instrumentos musicais, dentre eles a caxirola, mastros de bandeiras, fogos de artifício, entre outros.

Continua após a publicidade..

Os stewards também cuidam para que nenhum torcedor invada o campo. Cerca de 90 deles ficarão no gramado do Maracanã, além de serem treinados para orientar os torcedores a chegar aos seus assentos, a terem acesso aos serviços disponíveis e demais informações.

Os stewards são capacitados para a resolução de conflitos simples e encaminham os casos mais graves à polícia.

Neste domingo (2), a Polícia Militar terá efetivo de 350 policiais dentro da arena, divididos em 16 salas de resposta, onde ficam de prontidão para serem acionados em caso de ocorrência.

“A Polícia Militar vai usar o mesmo planejamento a ser aplicado na Copa das Confederações, com o efetivo dentro da arena, mais 650 policiais e 60 viaturas cobrindo todo o entorno, reforçando o policiamento nas estações de trens e metrô e nas paradas de ônibus. Também teremos dois postos de atendimento ao turista, duas aeronaves para patrulhamento e vamos monitorar o fluxo de trânsito e acesso ao estádio”, afirma Marcelo Rocha, tenente-coronel da PM.

O centro de comando e controle do Maracanã será ativado pela primeira vez durante a partida. Do local, oito órgãos de segurança pública, além dos agentes privados, trabalharão de forma integrada e poderão monitorar, por meio de mais de 380 câmeras, todo o fluxo no estádio.

A chegada das delegações do Brasil e da Inglaterra servirá para o COL testar as operações de segurança e transporte dos atletas do aeroporto para o hotel e, posteriormente, para o estádio e os centros de treinamento. As duas seleções farão o treino de reconhecimento do gramado do Maracanã neste sábado, véspera do confronto.

As autoridades reforçam que os portões do estádio estarão abertos a partir das 13h deste domingo (2) e que os torcedores devem dar preferência aos meios públicos. Nas vias próximas ao Maracanã, só entrarão veículos credenciados, com quatro pontos de verificação. A indicação é de que os torcedores cheguem ao estádio pelo metrô, que tem duas estações próximas ao Maracanã. Há ainda uma estação de trem que dá acesso à arena.

“No domingo, dia do jogo, o metrô irá operar da mesma forma que opera aos sábados. A diferença de horários entre os trens será de cerca de sete minutos e a operação terá início às 13h. Os torcedores com ingressos para os portões A, B ou C descem na estação Maracanã. Aqueles com entrada nos portões E e F descem na estação São Cristóvão. Os com ingressos para o portão D, na São Francisco Xavier”, detalhou Miguel Dawn, diretor de operações do metrô do Rio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.