RIO - Para muitas pessoas, o segredo é a alma do negócio. Os técnicos Ney Franco e Renato Gaúcho estão entre elas e não anunciaram as equipes que Flamengo e Vasco levarão a campo nesta quarta-feira, às 21h45m, no Maracanã, na segunda partida da decisão da Copa do Brasil. Ambos já sabem quem vai jogar, mas só revelarão as escalações no estádio.
O rubro-negro venceu o primeiro jogo por 2 a 0, na semana passada, e ganhará seu segundo título no torneio mesmo se perder por um gol de diferença. O Vasco levará a disputa aos pênaltis se repetir os dois gols que sofreu, e ganhando por três ou mais será o campeão.
Além da imensa rivalidade entre os dois clubes, a disputa é cercada de expectativa por garantir ao vencedor uma vaga na Taça Libertadores da América de 2007, desejo de dez entre dez equipes do futebol brasileiro.
Ney Franco surpreendeu na partida passada ao lançar a equipe em um fechadíssimo esquema 3-6-1. O time tinha excesso de jogadores no meio-campo e um isolado Luizão no ataque. A lesão do zagueiro Renato Silva obrigou o treinador a mudar a situação, no segundo tempo. Obina entrou e foi um dos destaques, marcando o primeiro gol, com o esquema 4-4-2.
Nem jogadores do Vasco sabem a escalação
A alteração serviu também para confundir a cabeça de Ney, em dúvida no início da semana sobre qual dos módulos colocar no gramado. Ele não terá o defensor Ronaldo Angelim, suspenso. Caso opte por três zagueiros, Rodrigo Arroz entra ao lado de Renato Silva, recuperado, e de Fernando. Uma aposta ofensiva colocaria Obina com Luizão, na frente, decisão pouco provável em se tratando de uma final em que se pode perder por um gol.
Nesta terça, o Flamengo treinou em dois períodos: uma atividade secreta, pela manhã, no Ninho do Urubu, e outra recreativa, à tarde, na Gávea.
- Saímos do trabalho da manhã com a escalação definida. Todos estão cientes de como vamos entrar nesta partida. Fizemos um treinamento com qualidade e os jogadores corresponderam na parte tática - disse o comandante rubro-negro.
Ambiente distinto nos clubes na véspera da final
Renato Gaúcho, por sua vez, resolveu imitar Carlos Alberto Parreira, que durante a Copa do Mundo só informou aos jogadores da seleção brasileira quem jogaria contra o Japão na preleção. O treinador vascaíno afirmou nesta terça-feira que os atletas não sabem os que entram de início.
- A estratégia está definida desde o fim de semana. Nenhum jogador sabe quem vai começar jogando. Apenas eu - disse Renato, acrescentando. - O Flamengo tem a vantagem, mas não ganhou a guerra ainda. Em 90 minutos tudo pode acontecer - completou. O técnico informará ao grupo na preleção e aos jornalistas, no estádio.
O Vasco terá de volta o volante Ygor, que estava suspenso na primeira partida e foi substituído por Ives. O treinador tinha dúvidas na lateral direita, Wagner Diniz ou Claudemir, e no ataque, Valdiram ou Valdir Papel, mas deve ter feito a opção pelos titulares. Valdiram, inclusive, é o artilheiro da Copa do Brasil, com sete gols.
O clima das duas torcidas foi o inverso nesta terça-feira. Enquanto na Gávea cerca de 200 torcedores praticamente festejavam de forma antecipada o título, gritando o nome de seus jogadores durante o treinamento, em São Januário a segurança vascaína impediu que um grupo de 40 pessoas incentivasse a equipe.
Houve briga entre as duas partes no momento em que os torcedores passaram a gritar o nome de Roberto Dinamite, maior ídolo da história do clube e hoje desafeto do presidente Eurico Miranda. Apenas os sócios e as crianças das escolinhas puderam ver a atividade.
Vasco x Flamengo
Local: Maracanã
Horário: 21h45m
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS), auxiliado por Edmílson Corona (SP) e Aristeu Leonardo Tavares (RJ)
Vasco: Cássio; Wagner Diniz, Fabio Braz, Jorge Luiz e Diego; Ygor, Andrade, Ramon e Morais; Valdiram e Edílson. Treinador: Renato Gaúcho
Flamengo: Diego; Renato Silva, Fernando e Rodrigo Arroz; Leonardo Moura, Jônatas, Toró, Renato Augusto, Renato e Juan; Luizão. Treinador: Ney Franco
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.