Flamengo e Vasco decidem Copa do Brasil em clima de mistério

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h19

RIO - Para muitas pessoas, o segredo é a alma do negócio. Os treinadores Ney Franco e Renato Gaúcho estão entre elas e não anunciaram as equipes que Flamengo e Vasco levam a campo hoje, às 21h45 (com transmissão ao vivo pela TV Mirante), no Maracanã, na decisão da Copa do Brasil. Ambos já sabem quem vai jogar, mas só revelarão no estádio.

O Rubro-Negro venceu o primeiro jogo por 2 x 0, semana passada, e ganhará seu segundo título no torneio mesmo se perder por um gol de diferença. O Vasco levará a disputa aos pênaltis se repetir os dois gols que sofreu e ganhando por três ou mais será o campeão.

Ney Franco surpreendeu na partida passada ao lançar a equipe em um fechadissimo esquema 3-6-1. O time tinha excesso de jogadores no meio-campo e um isolado Luizão no ataque. A lesão do zagueiro Renato Silva obrigou o treinador a mudar a situação, no segundo tempo. Obina entrou e foi um dos destaques, marcando o primeiro gol, com o esquema 4-4-2.

A alteração serviu também para confundir a cabeça de Ney, em dúvida no início da semana sobre qual dos módulos colocar no gramado. Ele não terá o defensor Ronaldo Angelim, suspenso. Caso opte por três zagueiros, Rodrigo Arroz entra ao lado de Renato Silva, recuperado, e de Fernando. Uma aposta ofensiva colocaria Obina com Luizão, na frente, decisão pouco provável em se tratando de uma final em que se pode perder por um gol.

Ontem, o Fla treinou em dois períodos: uma atividade secreta, pela manhã, no “Ninho do Urubu”, e outra recreativa, à tarde, na Gávea. “Saímos do trabalho da manhã com a escalação definida. Todos estão cientes de como vamos entrar nesta partida”.

VASCO

Renato Gaúcho, por sua vez, resolveu imitar Carlos Alberto Parreira, que, durante a Copa do Mundo só informou aos jogadores da Seleção Brasileira quem jogaria contra o Japão na preleção. O treinador vascaíno afirmou que os atletas não sabem os que entram de início.

“A estratégia está definida desde o fim de semana. Nenhum jogador sabe quem vai começar jogando. Apenas eu”, disse Renato, acrescentando: “O Flamengo tem a vantagem, mas não ganhou a guerra ainda. Em 90 minutos, tudo pode acontecer”. O técnico informa ao grupo na preleção e aos jornalistas, no estádio.

O Vasco tem de volta o volante Ygor, que estava suspenso na primeira partida e foi substituído por Ives. O treinador tem dúvidas na lateral direita, Wagner Diniz ou Claudemir, e no ataque Valdiram ou Valdir Papel, mas deve fazer a opção pelos titulares. Valdiram, inclusive, é o artilheiro da Copa do Brasil, com sete gols.

O clima das duas torcidas foi o inverso. Enquanto na Gávea cerca de 200 torcedores praticamente festejavam de forma antecipada o título em São Januário, a segurança impediu que um grupo de 40 pessoas incentivasse a equipe.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.