RIO DE JANEIRO - O Vasco reinicia nesta quarta-feira a luta numa competição que já virou pedra no sapato em São Januário: a Copa do Brasil. O clube é o único grande carioca que nunca chegou à final nas 17 edições realizadas até hoje.
O máximo que o time cruzmaltino conseguiu foi chegar à semifinal. Isso aconteceu em quatro oportunidades, sendo três seguidas. Em 1993, caiu para o Cruzeiro. No ano seguinte, para o Grêmio. Em 1995, o algoz foi o Corinthians. os três acabaram campeões.
Em 1998, o Cruzeiro voltou a eliminar os cruzmaltinos, mas acabou derrotado pelo Palmeiras na finalíssima. Entretanto, o que marca a participação vascaína na competição nos últimos anos são os vexames.
Nas duas últimas edições, o time caiu com derrotas por 3 a 0 em São Januário, no jogo de volta. Há dois anos, o surpreendente XV de Campo Bom-RS veio ao Rio e voltou com a classificação para a terceira fase assegurada. Em 2005, foi a vez de o Baraúnas-RN conseguir o resultado histórico, chegando às quartas-de-final. O resultado acabou por derrubar o técnico Joel Santana do cargo.
Em 1992, o CSA-AL eliminou o Vasco na segunda fase, também em São Januário, por 1 a 0, após empate em Alagoas por 3 a 3. No ano anterior, o Remo fizera a festa no Rio após empates por 0 a 0 e 1 a 1. O Gigante da Colina não participou nos anos de 1990, por não ter ficado entre os dois melhores do Estadual, e 2001, por estar participando da Libertadores da América.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.