Fluminense tem chance de voltar à Libertadores depois de 20 anos

Globo Online

Atualizada em 27/03/2022 às 14h43

RIO - A Copa do Brasil é a chance de ouro para o Fluminense voltar à Taça Libertadores depois de nada menos que 20 anos. A última vez que o time carioca disputou a competição foi em 1985, um ano após ter sagrado-se campeão brasileiro ao derrotar o rival Vasco na decisão. A primeira participação tricolor no torneio foi em 1971.

A equipe garantiu a vaga por ter ficado com o título da Taça Roberto Gomes Pedrosa no ano anterior, competição que mais se aproximava ao Campeonato Brasileiro dos dias atuais.

No entanto, o retrospecto tricolor na competição mais importante da América do Sul não é bom. O Flu não passou da primeira fase nas duas oportunidades, levando em conta que somente o campeão de cada grupo avançava.

Em 85, o time fez péssima campanha e se despediu da Libertadores sem uma vitória sequer. Empatou três e perdeu outras três partidas. Em 71, a equipe começou bem e ganhou as quatro primeiras partidas. Mas se complicou ao perder para um desconhecido Deportivo Itália, da Venezuela, no Maracanã, por 1 a 0. Depois, nova derrota para o Palmeiras, em São Paulo, resultou na eliminação tricolor.

Essa não será a primeira vez que o Fluminense terá a chance de voltar à Libertadores por meio da Copa do Brasil. Em 1992, o tricolor decidiu o título com o Inter. No primeiro jogo, venceu por 2 a 1 nas Laranjeiras - curiosamente, assim como agora, o Maracanã estava fechado, em obras.

Na partida de volta, no Beira-Rio, em Porto Alegre, perdeu por 1 a 0 e ficou com o vice-campeonato. Até hoje a torcida do Flu lamenta a derrota, já que o gol de Célio Silva saiu graças a um polêmico pênalti em Pinga, marcado por José Aparecido de Oliveira aos 41 minutos da etapa final.

Desta vez, o Flu terá de inverter a vantagem do Paulista para voltar ao torneio continental. Como o time de Jundiaí venceu por 2 a 0 o jogo de ida, os cariocas agoram precisam vencer por três gols de diferença para ficar com o título. Se sofrer gol, o time dirigido por Abel Braga passa a ter de vencer por três de vantagem.

Caso o tricolor devolva o placar, a decisão do título será nos pênaltis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.