Cruzeiro é campeão invicto da Copa do Brasil

GloboNews.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h19

BELO HORIZONTE - Um dos times mais vitoriosos do Brasil nos últimos anos, o Cruzeiro acrescentou mais um título à extensa galeria do clube na noite desta quarta-feira. Campeão mineiro este ano e líder do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro derrotou o Flamengo por 3 a 1 e conquistou pela quarta vez a Copa do Brasil. A equipe não perdeu um jogo sequer na competição.

Com a vitória, o Cruzeiro chegou a 23 títulos desde 1990 e se tornou o maior vencedor da Copa do Brasil (1993, 96, 2000 e 2003), ao lado do Grêmio. O resultado também vai permitir à equipe disputar pela nona vez a Taça Libertadores.

O triunfo do time mineiro começou a se delinear muito cedo. Com um minuto de jogo, Alex cobrou falta da esquerda. Os defensores do Flamengo, mal colocados, mostraram indecisão e Deivid ficou livre para cabecear com consciência, no ângulo direito.

O gol fez o Flamengo, que iniciou o jogo no esquema 4-4-2, se lançar ao ataque. O time carioca teve mais a posse de bola e teve duas boas chances, com Fábio Baiano e Felipe. Mas foi o Cruzeiro que voltou a marcar em um lance muito parecido com a jogada do primeiro gol. Alex centrou sobre a área, Aristizábal se jogou para trás e deu bela cabeçada, sem defesa para Júlio César.

O gol não mudou o panorama da partida. O Flamengo continuou com mais domínio de bola. Em um espaço de três minutos, entre os 22 e 24, Fernando Baiano e Edílson perderam boas oportunidades.

Aos 28 minutos, a história se repetiu. Alex cruzou nova bola na área, Luisão subiu mais que Fernando e fez 3 a 0. Fora as três cabeçadas certeiras, o Cruzeiro deu apenas um chute a gol no primeiro tempo, contra dez do Flamengo.

No intervalo, Nelsinho Baptista pediu para que os jogadores do rubro-negro acreditassem no sonho do empate, que daria o título à equipe. Mas ao contrário da etapa inicial, quando atacou menos que o rival, foi o Cruzeiro que se lançou ao ataque. Em 12 minutos, o time mineiro teve quatro ótimas chances de marcar, obrigando Júlio César a belas defesas.

Quando parecia sem forças para reagir, o Flamengo conseguiu diminuir. Aos 19, Athirson tocou para Felipe, que acionou Fernando Baiano na área. O atacante chutou cruzado, no canto esquerdo de Gomes. O gol reanimou os rubro-negros. E revelou a disposição dos treinadores para o restante da partida. Enquanto Nelsinho escalou o terceiro atacante (Jean no lugar de Fábio Baiano), Vanderlei Luxemburgo tirou Alex e colocou Sandro.

As equipes alternaram oportunidades de gol. Gomes fez três defesas em um chute de Athirson (22), uma cabeçada (30) e chute de Jean (34). Júlio César salvou o quarto gol do Cruzeiro aos 27, após chute de Maurinho, e aos 39, em conclusão de Leandro.

Aos 41 minutos, a torcida do Cruzeiro começou a gritar "tetracampeão", vendo que o título não sairia mais das mãos da equipe.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.