SÃO LUÍS - Servidores, estagiários e visitantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE/MA) estão tendo a oportunidade de apreciar obras de arte. Nos corredores do prédio do órgão, localizado no bairro do Calhau, em São Luís, está sendo realizada a exposição “Nem verdes, nem maduro: frutos de vez”, iniciativa da artista plástica Janete Nakatani.
A primeira Exposição Coletiva de Telas de Artistas Plásticos Maranhenses reúne 57 telas de 16 artistas, produzidas nas técnicas mista, óleo sobre tela e acrílico sobre tela. A artista Kátia Borges está com dez telas em exposição, com temas diversos, sendo ‘Reviver’, a preferida dela. “Eu acho essa cidade linda, a história dos casarões, nossas raízes. Isso tinha que ser retratado. A cidade é muito linda e tinha que ficar eternizada na tela”, disse a pintora. “Eu sempre pinto a beleza que eu vejo dentro de mim e vê isso nos olhos da pessoa, engrandece a alma”, complementa.
A curadora Janete Nakatani explicou que todos os artistas são estudantes da Morada das Artes, uma casa especializada no ensino de pintura em tela. Com certa trajetória nas artes, eles, agora, buscam espaço dentro do universo artístico regional. “Alguns já produziram mostras individuais. Mas, para ter maior aceitação, resolvemos formar o grupo ‘Frutos de vez’, para nos dar mais possibilidades e abrir as portas, como está sendo nessa oportunidade de estarmos aqui, na PGE”, explicou.
O procurador geral adjunto de assuntos estratégicos, Bruno Tomé Fonseca. “Recebemos a proposta da exposição com muita satisfação e acredito que é um papel nosso também a difusão da cultura. Além disso, as obras deram mais beleza ao prédio”.
A ideia de trazer a exposição para dentro da sede da Procuradoria Geral do Estado foi da chefe da Divisão de Documentação e Arquivo da PGE, Sandra Setúbal. “Eu tenho interesse em aprender as técnicas de pintura. E, ao visitar a Morada das Artes, vi quanto trabalho bonito esses artistas têm por lá. A Procuradoria abrir espaço para eles foi uma ótima oportunidade para eles e para nós também, em poder apreciar esses belos trabalhos”.
“Eu nunca tinha visto algo assim, uma exposição no ambiente de trabalho. É a primeira vez que vejo e gostei muito da proposta”, disse William Alves, auxiliar administrativo da Assessoria do procurador geral.A exposição foi aberta na quarta-feira (30) e se estende até o dia 20 de junho. O nome da exposição faz referência a denominação do grupo de estudantes e ao fato de não se considerarem artistas totalmente maduros, mas de já terem ultrapassado a barreira de principiantes.
#Serviço
O quê - I Exposição coletiva de telas de artistas plásticos
Quando - até o dia 20 deste mês
Onde - Sede da Procuradoria Geral do Estado do Maranhão PGE/MA – Avenida Presidente Juscelino, Lt. 25, Qd. 22 – Quintas do Calhau
Aberta exposição coletiva de telas na PGE
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.