No Centro Histórico

Centro Cultural Vale expõe obras de realidade virtual e instalações interativas

Local recebe o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica até 4 de junho.

Ingrid García / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
Na obra Be Boy Be Girl (Seja Homem Seja Mulher), de Frederik Duerinck & Marleine van der Werf, somos convidados a visitar uma praia no Havaí, podendo escolher estar no corpo de um homem ou de uma mulher. Foto: Ingrid García / Imirante.com

SÃO LUÍS – Se você está procurando lugares legais para visitar no final de semana sem sair de São Luís, não deixe de conhecer o Centro Cultural Vale, que fica localizado na Av. Henrique Leal, no Centro Histórico de São Luís (prédio do antigo Liceu Maranhense).

O Centro Cultural Vale Maranhão foi reaberto ao público desde o dia 6 de abril, com a exposição FILE São Luís 2017: arte e tecnologia. A mostra é parte do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica e traz para a cidade obras de realidade virtual que utilizam óculos 3D, instalações interativas e não-interativas, games e animações, realizadas por 42 artistas de países como Brasil, Alemanha, Austrália, Canadá, Dinamarca, França, entre outros.

Para Gabriel Gutierrez, diretor do Centro Cultural da Vale, trazer novidades e inovação para São Luís é um dos objetivos do local. “O Centro Cultural tem como linha geral garantir o espaço para que a cultura maranhense e tudo que está sendo produzido em arte no Maranhão possa ser veiculado. Além disso, fazer também uma ponte entre o Maranhão e as coisas que estão sendo produzidas lá fora”, explica.

Na exposição que abriu o Centro Cultural, o público tem a oportunidade de vivenciar diferentes experiências. “Escolhemos o FILE para ser a atração de abertura por ser uma exposição completamente diferente. É a primeira vez que ela vem ao nordeste e traz essa questão do digital e da interação com as obras, que é difícil vermos por aqui”, conta o diretor.

Já em Swing (Balanço), de Christin Marczinzik & Thi Binh Minh Nguyen, o sonho de voar se torna realidade. Sentados em um balanço, quanto maior for o movimento empregado pelo visitante, maior será a vivacidade das cores do mundo experimentado. Foto: Ingrid García / Imirante.com

Uma das obras disponíveis que mais fez sucesso aqui em São Luís foi a instalação Swing, que utiliza um óculos de realidade virtual intensificado pelo componente físico do balanço, que reproduzem a sensação de estar voando.

“É uma obra de realidade virtual que tem o objetivo de criar, nas pessoas, a sensação de estar voando. Você começa se movimentando aqui no balanço com os óculos de realidade virtual até chegar ao espaço”, conta Tiago Ribeiro, um dos monitores da exposição.

Segundo Gutierrez o Centro Cultural já está programando novas exposições, que valorizarão principalmente a cultura maranhense. A exposição FILE São Luís 2017: arte e tecnologia ficará em cartaz até o dia 4 de junho e pode ser visitada de terça à domingo, das 10h às 19h.

Confira parte da exposição nas fotos da Ingrid García para o Imirante.com:

Centro Cultural Vale Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.