A aproximação do Carnaval é um convite para tirar do armário as fantasias e roupas leves e confortáveis. Mas, para garantir que as peças continuem em bom estado e possam ser usadas nos anos seguintes, é indispensável prestar muita atenção na hora da limpeza.
As fantasias produzidas em seda ou viscose são consideradas as mais sensíveis, já que possuem fibras muito finas e são formadas por tramas estreitas e delicadas. Lavar as roupas mais delicadas manualmente é o mais indicado, mas, ainda assim, dependendo da maneira como a pessoa esfrega e enxágua a peça, as fibras podem quebrar da mesma maneira que acontece nas máquinas. Qualquer movimento mais brusco pode romper essas estruturas e, além disso, no caso da seda o risco de desbotar também existe. Assim, esses tecidos precisam, necessariamente, serem lavados à mão com detergente neutro ou em equipamentos especializados.
As peças que possuem pedrarias também não podem ser lavadas em máquinas caseiras, porque correm o risco de quebrarem, se desmancharem ou puxarem fios. O que não é exatamente o caso do poliéster, que pode ser higienizado com sabão alcalino, mais conhecido como sabão em pó e, em alguns casos, até mesmo ser colocado na lavadora de roupas, mas sempre com atenção ao que será lavado junto com ele. Ou seja, nada de lavar peças leves e pesadas ao mesmo tempo.
Já as de couro/camurça não podem receber qualquer tipo de limpeza e o mais indicado é utilizar mão de obra profissional, que vai garantir a remoção dos resíduos e, além disso, hidratar o couro para que ele fique com um toque macio. Se o uso da roupa for frequente, o ideal é lavá-la a cada seis meses ou então sempre que apresentar pequenas sujeiras, pois elas podem ser prejudiciais ao couro/camurça se ficarem muito tempo em contato com ele. As peças acamurçadas demandam mais atenção, pois desbotam com mais facilidade que o couro liso e, para que a peça não fique com aspecto envelhecido, é preciso passar por um processo químico que vai reavivar a sua cor original.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.