SÃO LUÍS - A programação oficial do Carnaval da passarela do samba será aberta nesta quinta-feira (12), a partir das 20h, no Anel Viário, com a entrega simbólica da chave da cidade ao rei Momo do Carnaval 2015, Carlos Eduardo Rodrigues. Toda a estrutura da passarela, com arquibancadas, cadeiras e camarotes, já está montada para a festa e tem capacidade para receber nove mil pessoas, por noite. O acesso é gratuito e a retirada dos ingressos pode ser feita na bilheteria, a partir das 16h.
A organização dos desfiles e concurso da passarela do samba é uma realização da Fundação Municipal de Cultura (Func), em parceria com a Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos (AMBC), União das Escolas de Samba do Maranhão (UESMA) e Associação de Blocos Tradicionais do Estado do Maranhão (ABTEMA).
A festa tem início às 20h, com animação da banda da Confraria do Copo. Com 18 anos de existência, a banda promete levantar o público com um repertório de marchinhas e músicas de compositores locais. "Vamos levar para o palco um show vibrante, com a presença de 13 músicos, que vão fazer a folia da Passarela do Samba", disse João Azevedo, presidente da Confraria do Copo.
Em seguida, a programação continua com a solenidade oficial da entrega da chave da cidade ao rei Momo por representante da Prefeitura de São Luís. Durante toda a temporada carnavalesca, a Corte de Momo representa o governo da cidade, de forma alegórica, celebrando a alegria do Carnaval de São Luís.
Após a solenidade, a programação continua com o desfile das Tribos de Índio: Tupiniquins, Curumim, TapiacaUhu, Sioux, Guajajaras, Tupinambá (Iguaíba), Guarani, Navajo, Kamayurá, Carajás, Itapoã, Os Tupinambás (Anjo da Guarda) e Upaon-Açu.
Depois, é a vez do desfile das Turmas de Samba na Passarela, com a presença dos grupos Ritmistas de São José de Ribamar, Ritmistas da Madre Deus, Vinagreira do Samba e Fuzileiros da Fuzarca. A programação da noite de quinta-feira encerra com show de Ivan e Banda.
A programação carnavalesca da Passarela do Samba se estende até terça-feira (17), com os desfiles das alegorias de rua e dos blocos afro. No encerramento será feita uma homenagem especial ao cantador Humberto de Maracanã, em memória. Os grupos de bumba-meu-boi do João Paulo, Maioba, Maiobão e Matinha vão fazer a já famosa Trupiada da Ilha na Passarela do Samba anunciando as festividades do São João com a passagem da chave da cidade para o pai Francisco e a mãe Catirina.
A apuração dos concursos dos blocos tradicionais, organizados e escolas de samba acontecerá no Estádio Municipal Nhozinho Santos, a partir das 14h, da quarta-feira de cinzas (18).
No dia 27 de fevereiro será realizada a premiação dos vencedores do Carnaval 2015, no Teatro da Cidade de São Luís.
A Func espera movimentar mais de 60 mil pessoas durante todo o evento, entre visitantes e brincantes das agremiações. Para receber os foliões foi montada uma estrutura de serviços nas áreas de segurança, saúde, limpeza, obras e serviços públicos, meio ambiente, trânsito e transportes, vigilância sanitária, além do disciplinamento da ordem e ações preventivas.
A estrutura da passarela conta com 05 setores de arquibancada com capacidade para 600 lugares cada; 1 setor de arquibancada para 400 pessoas e outro para 200 lugares.
Foram instalados 35 camarotes de 9 m², com capacidade para 20 pessoas, cada. Destes, 20 estão sendo comercializados para quem desejar acompanhar a programação em ambiente reservado. Os jurados do concurso acompanharão os desfiles em 9 camarotes específicos. O camarote oficial da Prefeitura contará com espaço de 240 m², decorado especialmente para a festa, receberá convidados e autoridades durante o evento. Os locutores oficiais do evento terão cabine própria para a transmissão.
Para garantir a segurança dos visitantes, foi destacado efetivo de 80 policiais da Guarda Municipal e da Polícia Militar, além de segurança de apoio com 150 guardas.
No entorno da passarela foram distribuídos 60 banheiros ecológicos e 20 barracas credenciadas comercializarão produtos com ambulantes capacitados para a manipulação e manejo de alimentos e venda de bebidas. Todo comércio informal será fiscalizado por agentes da Blitz Urbana, Vigilância Sanitária e equipe da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa).
A Secretaria Estadual de Saúde montará um hospital de campanha para atendimentos de urgência e emergência. Um posto de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) ficará de plantão durante todo o evento oferecendo atendimento básico de saúde, além de testes de prevenção e serviços de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis. Duas ambulâncias estarão disponíveis para casos mais graves.
Além da Func, dão suporte à programação carnavalesca da Passarela do Samba, promovida pela Prefeitura de São Luís, as secretarias municipais de Saúde (Semus), de Comunicação (Secom), de Obras e Serviços Públicos (Semosp), de Trânsito e Transporte (SMTT), da Criança e Assistência Social, (Semcas), de Meio Ambiente (Semma), de Segurança Alimentar (Semsa), de Segurança (Semusc), além do Juizado de Menores, Blitz Urbana, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Delegacia de Costumes, Secretaria Estadual de Saúde, Departamento Estadual de Trânsito e Defesa Civil.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.