Um olhar contemporâneo das artes indígenas

Exposição sobre a arte indígena em cartaz até abril de 2015

Evento ficará aberto ao público no Centro Cultural Vale Maranhão.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
(Divulgação)

SÃO LUÍS - Um conjunto de informações e objetos sobre as manifestações estéticas de povos indígenas do Maranhão compõe a exposição Um olhar contemporâneo das artes indígenas, em cartaz no Centro Cultural Vale Maranhão, no Centro Histórico, que permanecerá aberta ao público até o dia 24 de abril de 2015. A exposição apresenta peças que retratam os povos indígenas do Maranhão, das etnias Kaa'por, Guajajara, Tembé, Canela, Wajãpi, Kuikuro, Karajá, Asurini e Timbira. A coleção tem grande expressão artística e seu acervo pertence ao Museu do Índio, referência neste campo de pesquisa e responsável pela preservação e promoção do patrimônio cultural indígena.

Com curadoria do antropólogo José Carlos Levinho, a mostra foi projetada, exclusivamente, para ocupar os espaços do Centro Cultural. Os visitantes poderão conferir diferentes adornos, representações corporais, além de fotos, filmes e registros sonoros recentemente restaurados por pesquisadores das etnias Wajãpi, Asurini e Karajá, entre outros. O estudo foi realizado no âmbito do Projeto de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas, desenvolvido pelo Museu do Índio. O percurso da exposição inicia à direita da entrada principal do Central Cultural, ocupando boa parte do andar térreo, incluindo dois salões, varanda e pátio interno.

Leia mais na edição on-line de O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.