Espetáculo

Peça teatral BR Trans nesta sexta-feira, no palco do TAA

Espetáculo é realizado pelo coletivo <i>As Travestidas</i>.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
(Reprodução/Jr. Panela)

SÃO LUÍS - Após realizar mais de 40 apresentações em diversas cidades, será a vez de o público maranhense conferir o espetáculo teatral BR Trans, do Coletivo As Travestidas, uma produção do Estado do Ceará. A peça será encenada nesta sexta-feira (24), às 20h, no Teatro Arthur Azevedo, na Rua do Sol, dentro da programação da nona edição do projeto Aldeia Sesc Guajajara de Artes. O espetáculo, vencedor da edição deste ano do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, no Ceará, na categoria Júri Popular, é dirigido por Jezebel De Carli e Silvero Pereira, que também assina cenário, figurino, maquiagem e adereços.

O espetáculo BR Trans, que já passou por quatro Estados, foi apresentado em quatro festivais nacionais e integrou dois seminários internacionais. A peça resulta de um processo de pesquisa cênica desenvolvida graças ao Edital Interações Estéticas 2012, do Ministério da Cultura, em residência no Somos Pontão de Cultura LGBT (RS). A montagem foi idealizada pelo ator Silvero Pereira (Fortaleza), dentro do coletivo As Travestidas, em compartilhamento com outros profissionais das artes cênicas em atividade no Rio Grande do Sul.

O projeto é voltado para a temática do universo de travestis, transexuais e artistas transformistas. A pesquisa considera o teatro um instrumento de transformação social, além de vinculá-lo à arte transformista, legítima linguagem cênica. Criada a partir de conversas com travestis, transexuais e transformistas da cidade de Porto Alegre, a peça aborda histórias sobre exclusão e violência, presentes no cotidiano desta população. Os entrevistados são de todo o Brasil. Entretanto, subvertendo essas tristes histórias, a obra vai além ao abordar narrativas de superação e transformação.

Leia mais na edição on-line de O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.