SÃO LUÍS – Vice-campeão do Carnaval 2012, o bloco Os Feras encerrou a noite de desfile, neste sábado (1º), dos Blocos Tradicionais do grupo A, trazendo para a avenida o tema “O amor de feras sobre as águas de Veneza”. Para falar do romantismo e do amor pela cidade italiana, 120 brincantes se excederam em movimentos de quem parecia flutuar sobre as águas, vestidos com fantasias luxuosas, assinadas por Dew Rodrigues, nas cores azul, rosa e preto.
O bloco do Centro da capital fez o público vibrar ao som dos 40 contratempos, 15 retintas, 12 ganzás, 8 cabaças, um reco-reco e um agogô. Tudo isso revestido pela interpretação de J Jr, Godinho e Sílvio Freitas. E, as balizas, um show à parte, encantaram com seus passos saltitantes.
Há 25 anos tocando contratempo no bloco, Sinhão disse o que é preciso para aguentar o peso do instrumento. “É preciso ser a gente. É preciso ter emoção”, afirmou. Ele reclama da falta de melhorias com relação aos blocos. “O que eu espero não estão fazendo. É melhorar os blocos tradicionais porque nós somos a realidade do Carnaval”, destacou.
O responsável pela agremiação Paulo Salaia falou nesse sábado (1°), mais cedo, sobre a vontade de conquistar outra vez o primeiro lugar. “O único título foi em 2008. De lá para cá, só conseguimos o segundo lugar. Vamos tentar ganhar este ano”, disse.
Não, se depender do bloco Os Foliões, que veio em busca de mais um título. Com o tema “Foliões: a luz nas trevas”, os campeões do último Carnaval da Passarela trouxeram um samba pela paz, do carnavalesco Wilson Bozó, e mostraram que, realmente, quem canta seus males espanta. Ou seria quem dança? Os movimentos das balizas, sobre as lustrosas fantasias do figurinista Falberth Silva, embalaram o público. No total, 115 integrantes desfilaram na luta pelo bicampeonato.
Antes de Os Feras, desfilaram os Fanáticos. A agremiação da Liberdade trouxe o jogo de baralho para a Passarela. Cento e dez integrantes invadiram a passarela cantando e dançando o tema “No pif-paf da alegria, sou bobo na corte da realeza”. Fundado em 2001, há 10 anos o bloco participa dos desfiles na Passarela do Samba, com apenas uma vitória no Carnaval de 2007.
Ao fim do desfile, o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves, elogiou a noite de desfile dos Blocos Tradicionais. “Foi uma noite belíssima, tanto na apresentação dos grupos, quanto na participação das pessoas assistindo aos espetáculos. Para amanhã, espero que continue o mesmo nível, encerrando na terça-feira”, afirmou.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.