Carnaval 2014

Cuidados ajudam a evitar lesões no Carnaval

Optar por alimentos leves, como frutas, legumes, tomar bastante líquido podem garantir que o folião aproveite.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

São Luís vive o clima do Carnaval. Durante os fins de semana que antecedem a Folia de Momo, que este ano ocorre entre os dias 1° e 4 de março, as festas pré-carnavalescas servem como aquecimento para os desfiles de blocos organizados, tradicionais, escolas de samba e todas as atrações que animam o período. Mas, antes de "se jogar" na festa, é importante ficar atento a alguns cuidados com a própria saúde para que a alegria não dê lugar a dores, mal-estar e muitas preocupações.

Para muita gente, a preparação começa meses antes da festa propriamente dita e inclui mudanças na alimentação e adoção de uma rotina mais intensa de exercícios físicos. Muitas mulheres, por exemplo, optam por fazer dietas para conseguir perder peso e estar em forma durante o Carnaval.

Mas, segundo o nutricionista Gustavo Monteiro, adotar dietas radicais para perder peso rapidamente pode ocasionar problemas de saúde. Ele explica que essas dietas podem até proporcionar um emagrecimento em curto prazo por restrição de calorias, mas elas dificilmente podem ser mantidas por um longo período de tempo. "É aí que está o grande problema: não há uma reeducação alimentar. E sem a mudança de comportamento que a reeducação proporciona, fatalmente a pessoa recuperará o peso perdido, podendo, inclusive, ganhar ainda mais! Portanto, devem-se evitar dietas à base somente de sopas ou sucos ou que indiquem apenas o consumo de um único tipo de alimento", diz o professor do curso de Nutrição da Faculdade Estácio São Luís.

Mesmo quem não quer perder peso deve tomar alguns cuidados com a alimentação durante o período carnavalesco. A principal preocupação deve ser com a hidratação, por causa da perda de líquido que ocorre nos dias de folia. Além de beber bastante líquido (água, sucos naturais, água de coco), é importante consumir frutas, legumes e alimentos leves e evitar comida gordurosa e pesada. Também é importante adotar nos dias de festa uma dieta balanceada que inclua carboidratos (especialmente integrais), proteínas (como salmão, atum e sardinha) e lipídios (azeite extravirgem).

Preparação física

Nos meses que antecedem a folia, muita gente aproveita também para fazer atividade física ou intensificar a rotina de exercícios, na tentativa de exibir uma boa forma e aguentar o pique durante o Carnaval. No caso dos sedentários, é preciso ter cautela para que excessos cometidos durante a festa não ocasionem problemas de saúde.

A fisioterapeuta Thays Freitas alerta para o risco de lesões por causa do esforço físico exigido durante a festa. Coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Estácio, ela destaca que é importante alongar os membros inferiores, a coluna lombar e cervical, que são as partes do corpo mais exigidas pelo folião. "É importante que o indivíduo, durante o alongamento, respeite o limite de cada músculo e articulação. Cada grupo muscular deve ser alongado durante 30 segundos", explica.

Ao contrário do comportamento de muitos foliões, que gostam de aproveitar todos os momentos da festa, Thays Freitas recomenda o descanso entre um dia e outro de folia, principalmente para quem não pratica atividade física. "A manutenção da forma física é importante o ano inteiro, mas, se o indivíduo esqueceu isso ao longo do ano, precisa ter cuidado redobrado para evitar lesões nas articulações e nos músculos, principalmente no alongamento", alerta a fisioterapeuta.

Ela também orienta que é importante escolher o calçado adequado para aproveitar os momentos de folia com mais conforto. Ela desaconselha o uso de sandálias rasteiras e só recomenda saltos altos de até 3 cm. "Apesar de não estarem na moda, os tênis de corrida são os calçados mais apropriados para a folia. O salto alto força muito a coluna lombar e aumenta o risco de entorse de tornozelo", afirma Thays Freitas.

Dicas para aproveitar o Carnaval

Alimentação

- Beber bastante água durante as festas;

- Consumir alimentos leves, como frutas, legumes, verduras e peixes;

- Evitar comidas gordurosas, condimentadas e pesadas, como mocotó, feijoada, churrasco, além de embutidos, como salsicha, linguiça e calabresa;

- Para evitar a ressaca, vale a pena consumir barras de cereal light, frutas secas e oleaginosas, que ajudam a revestir a mucosa gástrica;

Para evitar ou tratar lesões

- Alongar membros inferiores, coluna lombar e cervical ajuda a evitar lesões;

- Descansar entre um dia e outro de festa é importante para a saúde, principalmente para quem está fora de forma;

- Escolher calçados confortáveis, como tênis, e evitar sandálias rasteiras e de saltos muito altos; também não se deve pular o Carnaval descalço;

- No caso de estiramentos, contraturas ou outros tipos de lesões, não alongar nesses casos para não agravar o quadro; colocar uma bolsa de água quente de 20 a 25 minutos no local afetado;

- Caso a dor persista, é importante procurar um profissional de saúde.

Para quem bebe

- Quem gosta de bebidas alcoólicas deve intercalar com água para evitar a desidratação, a embriaguez e a ressaca do dia seguinte;

- Exagerou no dia anterior? Um suco verde ajuda a desintoxicar o organismo e faz o fígado funcionar melhor;

- Bebidas energéticas ajudam a manter o pique durante a farra, mas combiná-las com álcool pode acelerar os batimentos cardíacos. Melhor evitar.

Receita da semana

O que comer antes da festa

Antes de ir para a avenida, bloco ou festa, o recomendado é ingerir um lanche leve, porém com uma dose de carboidrato. Confira a sugestão de sanduíche:

- 1 filé de frango médio grelhado

- Pesto de rúcula

- Tomate caqui fatiado

- 1 pão ciabatta fatiado ao meio

O que comer durante a festa

Quem pretende frequentar festas longas, que duram o dia inteiro, deve tomar cuidado para não passar períodos de mais de quatro horas sem comer. A indicação é levar snacks práticos de casa sempre que possível e evitar comer lanches na rua. O indicado é optar por produtos que não irão estragar com a temperatura elevada e poderão salvar o folião de comer algo 'suspeito' nos arredores da festa. Aposte em:

- Barrinhas de cereal sem chocolate (a gordura diminui a disposição)

- Biscoitos embalados individualmente

- Mix de castanhas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.