Carnaval 2014

Caia na folia, mas não se esqueça da boa alimentação

Comidas gordurosas devem ser evitadas antes de ir pular o Carnaval.

Divulgação/UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

SÃO LUÍS – Carnaval é tempo de extravasar a alegria, mas a animação não pode fazer com que os foliões esqueçam um fato essencial: a alimentação saudável. Excessos na bebida alcoólica podem levar a desidratação do organismo. Então, o que pode ser feito para repor as energias de forma saudável, sem perder a folia?

Segundo a Nutricionista Isabela Calado, diretora do Restaurante Universitário da UFMA, é recomendado o consumo de comidas leves, ricas em carboidratos. Um sanduiche de pão branco e um suco natural ou uma macarronada ao molho de tomate, por exemplo. “Comidas gordurosas devem ser evitadas antes de ir pular o Carnaval, pois a ingestão delas é mais lenta”, afirma.

Opte por comidas leves como um sanduiche natural. Foto: Divulgação.

Outra opção para uma boa alimentação durante as festas carnavalescas é o consumo de barras de cereais, frutas, amendoim e castanhas, como do Pará, intercalados com muita água natural, água de coco, e bebidas isotônicas – que repõem os sais minerais ao organismo. Para evitar a ressaca, é recomendado beber bastante água entre um copo e outro de qualquer bebida alcoólica e nunca permanecer durante muito tempo com a barriga vazia.

Cuidado com aqueles lanches rápidos em uma barraquinha de rua, pois alimentos mal conservados e acondicionados podem provocar uma gastroinfecção, causada pela ingestão de comida contaminada com um tipo de bactéria chamada salmonela. “A maioria destes alimentos não possuem alterações no sabor. Sintomas de infecção, como a diarreia, podem levar de seis a doze horas após a ingestão para aparecerem”, ressalta a nutricionista.

É bom também ficar atento ao que vestir. Fantasias à parte, para aproveitar bem a folia o ideal é usar roupas leves, confortáveis, como shorts, bermudas e camisetas ou regatas. Adotar cuidados simples, mais indispensáveis para quem está disposto a brincar a temporada carnavalesca, pode evitar surpresas desagradáveis. Afinal, ninguém que ver o samba atravessar e nem perder o compasso do bloco.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.