Festa Junina

Estátua de São Marçal é inaugurada

A estátua de 8,26 m é de autoria do artista plástico João Ewerton.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h00

SÃO LUÍS - A festa em homenagem a São Marçal, encerrando os festejos juninos na capital maranhense, acontece no dia 30 de junho, no bairro do João Paulo.

A comunidade irá ganhar uma estátua do santo na rotatória localizada entre a avenida Kennedy e a avenida São Marçal, próximo ao 24º Batalhão de Caçadores. Também estão sendo realizadas obras de melhoria da pavimentação da avenida e, no dia, será interditado o tráfego de veículos na área para garantir conforto e segurança a quem participar da festa.

A estátua vai homenagear os 80 anos de existência da festa. No ano passado, a Prefeitura de São Luís alterou o nome de avenida João Pessoa, para avenida São Marçal.

Estrutura

De autoria do artista plástico João Ewerton, o projeto da estátua foi idealizado há 40 dias, mas demorou apenas 26 dias para ser executado. Após várias pesquisas sobre o santo, João Ewerton diz que se inspirou na imagem do bispo para caracterizar a estátua.

Confeccionada em alumínio, a estátua tem 8,26m de altura da base ao topo e as roupas foram feitas seguindo o estilo cubista. Para caracterizar o santo e a homenagem à festa, compõem ainda a estrutura duas figuras de boi e uma estrela que simboliza o festejo.

- São símbolos que representam a festividade e o sentido do festejo de São Marçal que é o encontro dos bois. Os brincantes de boi que viram a estátua gostaram muito e eu me senti orgulhoso de participar desse processo -, comemora João Ewerton.

Técnicos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) fizeram a base da estrutura com material de concreto revestido em granito para garantir mais resistência a impactos e impedir depredações. Além do trabalho de instalação da estátua, a Semsur também está realizando serviços de recuperação de pavimento e tapa-buracos nas vias de entorno da praça do bairro o que garantirá mais conforto e segurança aos brincantes e visitantes que participarem da festa. Serviços de revisão do sistema de iluminação, pintura do meio-fio e capina também serão concluídos até quinta-feira (28).

Alterações no trânsito

Por conta da Festa, o tráfego de veículos no bairro João Paulo será alterado no sábado, dia 30. Conforme a portaria Nº 05/2007 da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos, o trânsito será interditado nas avenidas São Marçal (antiga João Pessoa) e Getúlio Vargas e nas ruas da Cerâmica, Agostinho Torres, São Vicente de Paula, Antônio Bayma, da Cruz, da Vitória e João Moreno.

Na avenida São Marçal a intervenção será da rua Jorge Damous até a rotatória do 24º Batalhão de Caçadores. Nas ruas São Vicente de Paula, Antônio Bayma, da Cruz, da Vitória e João Moreno (entre a São Marçal e a Getúlio Vargas) e em toda a extensão da rua Riachuelo e da Getúlio Vargas o trânsito de veículos também será interrompido. Nessas vias e em suas transversais o tráfego fica proibido de 0h às 23h desta sexta-feira (29).

As linhas de transporte coletivo que passam pelos trechos interditados seguirão novas rotas. Os ônibus que normalmente circulam na avenida São Marçal no sentido Filipinho/Centro via Getúlio Vargas serão desviados para a rua Jorge Damous, passando pelo elevado Alcione Nazaré e pela avenida dos Franceses antes de voltar ao itinerário normal.

Os coletivos que trafegam no sentido Filipinho/Kennedy/Centro circularão pela rua Jorge Damous, avenidas Getúlio Vargas e Kennedy, antes de seguir o itinerário normal. Os ônibus que vêm do Centro para o Filipinho pela avenida Kennedy mudarão a rota pela rotatória do 24º Batalhão de Caçadores, seguindo pela avenida dos Franceses, rua Jorge Damous e depois segue o itinerário habitual.

A Semtur também desviará a rota das linhas que vão do centro para o Filipinho pela avenida Getúlio Vargas: rotatória do 24º BC, avenidas Getúlio Vargas e dos Franceses, rua Jorge Damous, e seguindo o itinerário normal. Para os ônibus que seguirão do Centro para a Cohama, o desvio será pela avenida Getúlio Vargas, rotatória do 24º BC, avenida dos Franceses e ponte do Caratatuia.

Os ônibus que circulam no sentido Sacavém/João Paulo/Centro serão desviados pela avenida dos Africanos, Rua Um do Filipinho, avenida São Marçal, rua Jorge Damous, avenida dos Franceses e Getúlio Vargas. E para os que trafegam no sentido Centro/João Paulo/Sacavém pela rua da Cerâmica, o desvio terá a seguinte rota: avenida Getúlio Vargas, rotatória do 24º BC, rua Jorge Damous, avenida São Marçal, rua Dois do Filipinho, avenida dos Africanos, itinerário normal.

Gozarão de livre acesso, devidamente identificados, os veículos militares, policiais, de reparos de serviços públicos essenciais e ambulâncias e dos moradores da área interditada. Para tanto, deverá ser observada a orientação dos agentes de trânsito e da Polícia Militar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.