Segurança monta forte esquema durante folia

O Plano de Segurança foi apresentado durante entrevista coletiva nesta sexta.

Imirante.com e Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 14h07

SÃO LUÍS - O Plano de Segurança para o carnaval do Maranhão foi debatido nesta sexta-feira, em entrevista coletiva concedida pelo Comandante da Polícia Militar, Coronel Pinheiro Filho, e pelo delegado Geral, Jefferson Portela.

A Polícia Militar colocará nas ruas todo seu efetivo, inclusive o Batalhão de Missões Especiais (BME), a Polícia Ambiental, a Companhia Rodoviária Estadual Independente (CPRv Ind), o Esquadrão de Policia Montada e a Companhia Independente de Turismo (CpTur Ind).

O comandante-geral da PM, cel. Pinheiro Filho, informou que, em relação ao ano passado, o efetivo aumentou de 900 para 1.300 homens.

Ao todo, serão 1.300 homens na grande São Luís, que engloba também os municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

Para os circuitos, Vivas e a Passarela do Samba (Anel Viário), locais de tradicionais apresentações das escolas e blocos tradicionais, organizados e alternativos de São Luís, os foliões contarão com 800 homens no policiamento ostensivo.

Só no circuito Madre Deus, local onde se concentra o maior número de brincantes, serão 300 policiais, que farão o trabalho de fiscalização e controle, por meio das barreiras de contenção, montadas ao longo do percurso, responsáveis pela averiguação de pessoas, bem como a apreensão de armas e drogas. Na passarela, ficarão 100 policiais e para os bairros foram deslocados 500 PM’s.

Na Polícia Civil, a Delegacia Geral reuniu com as superintendências para montar o plano de ação. Na capital, as delegacias que funcionam como plantões deverão manter a rotina de trabalho. Estão sendo enviadas equipes, compostas por um delegado, um escrivão e cinco agentes para as delegacias de Homicídios, Cidade Operária e Maiobão, como forma de dar um maior suporte aos trabalhos. Em São Luís, o número de plantões também vai aumentar neste carnaval. O delegado-geral da Policia Civil, Jeferson Portela, disse que serão criados plantões paralelos.

A Superintendência de Investigações Criminais - SEIC (antiga DEIC) funcionará como base de apoio, dividida em sete equipes, sob o regime de plantões.

O contingente da Polícia Civil começou a se deslocar desde quinta-feira, em equipes compostas por quatro policias, para as cidades de Rosário, Itapecuru-Mirim, Vargem Grande, Chapadinha, Codó, Viana, Santa Inês, Zé Doca, São João dos Patos, Bacabal, Presidente Dutra, Coroatá, Humberto de Campos, Balsas, Icatú, Alcântara, Barra do Corda, Grajaú, São Mateus, Cururupu, Pinheiro, Vitória do Mearim, Coelho Neto, Santa Luzia do Paruá, Barreirinhas e Lago da Pedra. Os demais municípios manterão seu efetivo local em regime de plantão.

O Corpo de Bombeiros realizará serviços de prevenção e combate a incêndios; salvamento aquático e terrestre; atendimento Pré-Hospitalar (APH) e prevenção e controle de pânico. Para tanto, será empregado um efetivo médio diário de 50 homens, entre oficiais, praças e médicos.

Para atender as ocorrências, serão utilizadas duas viaturas Auto Bomba Rápida (ABR) de combate a incêndio e salvamento, quatro viaturas de resgate, tipo ambulância.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.