SÃO LUÍS - Faltando dois dias para oficialmente começar a folia de momo, as ruas ainda estão sem nenhum ou apenas com os primeiros detalhes do que é para ser a decoração do período carnavalesco. Funcionando também para contagiar a população, a montagem da decoração só teve início ontem. “Ouvi-mos as pessoas comentando a falta de um colorido a mais. Fora que isso contribui para um cenário ainda pior das ruas da cidade”, frisa João Azevedo, da Confraria do Copo.
De acordo com informações da Prefeitura Municipal de São Luís, a decoração era para ser simples mesmo. São 600 fofões para serem espalhados pela cidade. Até agora, ao longo do circuito Cami-nho da Boiada-Madre Deus, só há 20 fofões. Eles foram criados por 30 artistas plásticos maranhenses, cujo prazo de entrega era o dia 12, praticamente véspera de Carnaval.
Para Ney Gomes, do Fuzileiros da Fuzarca, a decoração poderia ser mais caprichada. Além disso, poderia ser feita de uma maneira que não oferecesse perigo ou atrapalhasse a brincadeira do folião.
“É muito baixo, o que pode prejudicar a passagem das pessoas pelas ruas. Para ter só isso, era melhor nem ter decoração”, ressalta Ney, que também não gostou das mudanças no Carnaval.
Alguns símbolos do Carnaval colocados ao longo do circuito já estão quebrados. É o caso de um fofão no Caminho da Boiada. Os parafusos que o prendem na estrutura de ferro e que prendem a madeira estão soltos. No mesmo local, como em outros, a terra retirada da rua para fincar o boneco continua acumulada ao redor do local. (R.G.)
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.