SÃO LUÍS - A expectativa dos classificados e os ajustes dos últimos detalhes nos arranjos produzidos pelo músico Chiquinho França marcaram o segundo dia de ensaio para a apresentação do 7º Festival Maranhense de Música Carnavalesca. A grande final do concurso será amanhã, às 19h, no Convento das Mercês (Desterro).
Os trabalhos de ontem à tarde giraram em torno das músicas Pastor Coroca, de Henrique Duailibe, Sylvania Cavalcante; Lelé da Cuca, de Punha e José Cláudio de Oliveira; Anorexia, de Marco Túlio e Gilvan Mocidade; Paul, o cachorrinho de Eno Cabessa; Amor de Bode, de Gersinho Silva e Edilson Gusmão; e Antigos Carnavais, de Antônio Vieira. Os intérpretes estão sendo acompanhados pela banda Boca de Forno e o show terá direção musical de Chiquinho França. Hoje acontecerá o ensaio-geral com todos os participantes do Festival.
A ordem dos ensaios foi definida por sorteio e é a mesma das apresentações e das músicas no CD, que será encartado no mesmo dia no jornal O Estado - ao preço de R$ 7,00, nas bancas, e R$ 6,00 para assinantes (outras informações pelo telefone 3215-5055).
Aprovação
Participando pela terceira vez do festival, um dos autores da música Amor de Bode, Gersinho Silva, aprovou os novos arranjos que a música ganhou sob a batuta de Chiquinho França. “A música recebeu excelentes arranjos e isso a enriqueceu muito. Gostei do efeito”, aprova.
A composição enfoca o ciclo menstrual das mulheres no ritmo animado das marchinhas. “Nós escolhemos a marchinha por ser um ritmo típico do carnaval maranhense, o que é justo pois um festival valoriza a musicalidade do estado”, justifica o autor.
Estreantes
Participando pela primeira vez do Festival de Música Carnavalesca, o compositor Antônio Fernandes, ou Punha, como prefere ser conhecido, também aprovou os arranjos da música Lelé da Cuca, que ele assina com José Cláudio Falcão. “Os arranjos ficaram perfeitos. Tenho certeza que o público e a comissão julgadora vai gostar muito”, afirma.
A música foi feita durante o carnaval do ano passado, mas como já tinha passado o prazo da inscrição ficou guardada para este ano. “Fizemos a composição para o festival, mas ano passado perdemos a inscrição. Este ano, inscrevemos a canção e ficamos muito feliz por ela ter sido selecionada”, comemora.
Também estreante no Festival, a compositora Sylvania Cavalcante, autora da música Pastor Coroca, em parceria com Henrique Duailibe, se diz realizada com a classificação para a etapa final. “Eu já tinha inscrito duas vezes outras músicas e ainda não havia sido clasificada. Essa é a prova de que não podemos desistir e chegou a minha vez”, afirma.
A música será interpretada pelo cantor Adão Camilo, mas os compositores estiveram presentes durante todo o processo de criação de arranjos para a apresentação. “Nós já tínhamos uma melodia muito boa de marchinha, mas as dicas dos músicos deram um incremento importante para a apresentação”, analisa.
Com informações do Estado do Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.