SÃO LUÍS - O deputado César Pires (PFL) usou a tribuna na manhã desta quinta-feira, para demonstrar o seu contentamento com a veiculação pela Rede Globo de uma extensa reportagem sobre o carnaval maranhense. “Foi uma grata surpresa poder assistir a 15 minutos de matéria, enaltecendo o nosso carnaval”, comentou.
Mostrada no telejornal “Bom Dia Brasil”, a reportagem foi dividida em três blocos de 5 minutos cada, mostrando atrações como o Bicho Terra, banda Bandida, blocos tradicionais e tambor de crioula.
A matéria incorporou ainda traços da história de São Luís, com ênfase para a sua colonização pelos franceses e a influência das culturas européia, africana e indígena, refletida no jeito manso de falar do maranhense, no ritual do tambor de crioula e na arquitetura do centro histórico.
O deputado César Pires se confessou “envaidecido” por fazer parte de um Estado com uma cultura popular tão vigorosa e sendo mostrada em âmbito nacional pela maior rede de televisão do país.
A repercussão desse evento, segundo César Pires, é imensurável. Ele avalia que a reportagem produzirá forte reflexo no fluxo de turistas para o Maranhão durante o período carnavalesco, o que não apenas dará um brilho especial ao reinado de Momo, como também ampliará o mercado de emprego.
Para César Pires, a exibição do carnaval do Maranhão em rede nacional é um feito ainda mais destacável, levando-se em conta que apenas três estados do Nordeste — Maranhão, Pernambuco e Bahia — foram escolhidos pelo telejornal da Globo para a geração de matérias sobre o período momesco. E o que é mais importante: sem custar nenhum ônus aos cofres públicos.
Por fim, o deputado César Pires parabenizou a TV Mirante, por ter cedido a sua estrutura técnica para a produção da matéria, que teve o crédito da jornalista Renata Vasconcelos, uma das apresentadoras do “Bom Dia Brasil”.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.