SÃO LUÍS - Morreu na manhã de hoje (25) de complicações causadas pela Diabetes, no Hospital Geral, em São Luís, o cantor e compositor José Henrique Pinheiro, o "Escrete", de 54 anos. Ele foi internado na noite de ontem na Unidade de Terapia Intensiva, onde ainda teve um acidente vascular cerebral o que agravou seu quadro clínico. Segundo informações de amigos, o velório deve ser realizado na tarde desta quinta-feira na praça Maria Aragão.
Conhecido por ser um dos grandes compositores do Carnaval maranhense, o último Samba Enredo de Escrete foi "De cabaça a cabacinha, eu sou mais é Terezinha", uma homenagem a farmacêutica Terezinha Rêgo na Escola de Samba Favela do Samba em 2001.
O enterro está marcado para amanhã, às 9h, no cemitério do Gavião, na Madre Deus, o bairro mais carnavalesco da cidade.
Biografia
Nascido no dia 15 de março de 1952, em Rosário, Escrete começou a vida artística em 1979, quando foi campeão na Escola de Samba Unidos da Camboa, iniciando uma carreira vitoriosa de compositor de Sambas Enredo. Esse primeiro Samba foi interpretado por Beto Pereira. Depois, passou para a escola Favela do Samba onde ficou até sua morte. Nesta escola, o artista compôs um de seus grandes sucessos, Gaiola (Bandeira de Liberdade), autoria dividida com o atual secretário de Cultura, Joãozinho Ribeiro.
Em 1993, gravou um dos primeiros registros da música Afro-Maranhense no Maranhão, com o CD "Malungos". O trabalho de Escrete com o Bloco Afro Akomabu produziu uma das músicas mais famosas do Canaval maranhense, "Sereia". Seu primeiro show intitulado "Espaço Sagrado" foi realizado no Teatro Alcione Nazaré, com a do jornalista e produtor cultural, Euclides Moreira Neto.
No último dia 6 de janeiro, a classe artística maranhense realizou um show em solidariedade a Escrete no Centro de Cultura Negra. Denominado de "Show Viva Escrete", o evento contou com participação da Bateria da Favela do Samba, Carlos Gomes, Tião do Túnel, Samy do Cavaco, Tereza Canto, Josias Sobrinho, Banda Guetos, Grupo Aquarela, Ribão, Cláudio Pinheiro, Joãozinho Ribeiro, Zé Carlos Da Fé, Smith Júnior.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.