IMPERATRIZ - O Carnaval é um dos feriados mais esperados por pessoas de todos os cantos do mundo. Os dias de folia são a oportunidade para festejar com os amigos e farrear muito. No entanto, para outros grupos, o período é tempo de descanso, comunhão e meditação.
Em todo o país, o número de cristãos, entre católicos e evangélicos, corresponde a cerca de 86% da população. A tradição para quem possui uma dessas religiões é fugir da folia e ir para os chamados retiros espirituais.
“É uma oportunidade de nos aproximarmos mais de Deus. Além disso, podemos ter descanso físico e mental e aprender de forma lúdica sobre a bíblia”, afirma Rute Gomes, que participa da organização do retiro que vai reunir em torno de 100 pessoas, de três igrejas evangélicas de Imperatriz.
Rute é membra da Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil (AICEB) há mais de 30 anos, e diz que a preparação para o período começa, pelo menos, um ano antes.
“Temos que escolher o local, fazer os preparativos e a divulgação. Uma semana antes é que tudo fica mais intenso, pois vai uma equipe para preparar o local e outros vão fazer as compras. É muito corrido!”, brinca.
Ela diz que todos os anos há alguma novidade. Com o tema Ser e pertencer, na edição de 2015, os participantes vão poder desfrutar de uma área de lazer e refeitório maiores.
A mulher conta que os jovens são a maioria no retiro e que participam ativamente de toda a programação. Para o estudante João Inácio, membro da comunidade católica Shalon, a presença dos mais jovens pode ser resultado de fatores aleatórios, mas que eles se surpreendem com a experiência.
“Às vezes, alguns (jovens) vão para não ficar em casa, ou porque os pais não deixam eles saírem para outros lugares e, para não ficar em casa de bobeira, vão (para o retiro) e acabam vivendo uma experiência profunda”, conta.
O estudante é um dos organizadores do, já tradicional, retiro Renascer, promovido pela igreja católica. Com o tema Felizes os que choram, porque serão consolados, a quarta edição do evento espera receber cerca de 300 pessoas e contará com a presença de um pregador de Fortaleza.
De acordo com outro membro da comunidade, que veio do Piauí ajudar na construção do evento, Luan Figueiredo, o Renascer surgiu como uma opção para a verdadeira felicidade que os seres humanos procuram.
“Também mostra ao mundo (a reunião da comunidade) que o cristão não é alguém enclausurado, raivoso e melancólico, e sim que somos felizes e divertidos sem, necessariamente, precisar de outra coisa a não ser Deus”, conclui.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.