Em Imperatriz

Mais de 70 casais oficializam união no formato drive thru

O projeto Casamento Comunitário atende casais sem disponibilidades de recursos para despesas cartorárias.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 26/03/2022 às 18h53
Ao todo, 73 casais oficializaram a união perante um juiz no casamento comunitário que ganhou uma versão drive thru.
Ao todo, 73 casais oficializaram a união perante um juiz no casamento comunitário que ganhou uma versão drive thru. ( Foto; Divulgação)

IMPERATRIZ - A terceira e última edição do ano, do casamento comunitário em Imperatriz, foi realizada nesta quinta-feira (9) em um formato diferente. Uma iniciativa do Judiciário por meio da 2ª Vara da Família, depois de duas edições realizadas de forma virtual. Ao todo, 73 casais oficializaram a união perante um juiz no casamento comunitário que ganhou uma versão drive thru.

A cerimônia reuniu os casais no Parque de Exposições de Imperatriz, às margens da BR-010. A celebração do casamento foi realizada com atendimento presencial, pelos juízes e auxiliares, junto ao veículo de transporte utilizado por cada casal que se aproximava de carro ou moto.

A ideia do formato Drive Thru surgiu a partir da necessidade de manter as exigências para prevenção à Covid-19, evitando as aglomerações que os casamentos comunitários tradicionais causavam.

Na Rádio Mirante FM, parceira do evento, a festa foi transmitida ao vivo com interação dos locutores com os casais. Para animar a celebração, a dupla Breno e Att encerrou o momento cantando grandes sucessos da música romântica, diretamente dos estúdios da Rádio Mirante.

A cerimônia inovadora após o modelo virtual adotado pela comarca de Imperatriz finaliza uma sequência de casamentos com mais de 500 casais que aderiram ao projeto dos Casamentos Comunitários.

O juiz Adolfo Pires da Fonseca Neto, titular da unidade judicial, destaca esse direito fundamental de acesso à justiça gratuita, além do dever constitucional de facilitar a conversão da união de pessoas em casamento, especialmente de casais sem disponibilidades de recursos para as despesas cartorárias. Ele ressalta ainda a necessidade de legalizar as uniões estáveis já constituídas, bem como a dos que pretendem estabelecer uma relação conjugal.

O Casamento Comunitário

O projeto Casamento Comunitário tem por objetivo consolidar a família como núcleo social básico de acolhida, convívio, autonomia, sustentabilidade e protagonismo social, possibilitar a defesa do direito à convivência familiar, entendendo-a como núcleo afetivo, vinculado por laços consanguíneos, de aliança ou afinidade, que circunscrevem obrigações recíprocas e mútuas, bem como promover os direitos humanos, a proteção jurídica e garantia dos direitos civis da família e sucessões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.