União

Novo Casamento Comunitário virtual será realizado em Imperatriz

Cerimônia será realizada no dia 2 de dezembro de 2021, a partir das 16h.

Imirante.com, com informações da CGJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
Inscrições são gratuitas.
Inscrições são gratuitas. (Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ - Uma nova cerimônia de casamento comunitário virtual será realizado em Imperatriz. De acordo com o Poder Judiciário, o evento será realizado no dia 2 de dezembro de 2021, a partir das 16h. São oferecidas 52 vagas para Imperatriz, 15 para Vila Nova dos Martírios e 14 para Davinópolis.

As inscrições para a cerimônia serão realizadas de forma presencial, entre os dias 23 e 30 de setembro, junto aos cartórios com essa competência: 1º Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais de Imperatriz; a Serventia Extrajudicial do Ofício Único de Davinópolis e Serventia Extrajudicial do Ofício Único de Vila Nova dos Martírios.

Inscrições

Para efetuar a inscrição, os noivos devem seguir as seguintes etapas: juntar todos documentos exigidos; realizar o agendamento no cartório; aguardar a publicação do Edital de Proclamas; confirmar com o cartório o endereço eletrônico de realização e nome do juiz responsável para realização da cerimônia e informar cartório responsável em caso de desistência.

Os casais deverão preencher todos documentos para efetivação da inscrição presencial, no local onde moram. Os noivos devem atestar a veracidade das informações prestadas. Todos os campos do formulário devem ser preenchidos, da mesma forma que consta no documento, e devem estar legíveis para serem validados pelos cartórios. Caso contrário, a inscrição será indeferida e a vaga disponibilizada para outro noivo.

Documentação

São necessários à inscrição os seguintes documentos: Certidão de Nascimento (se solteiro); Certidão de óbito do cônjuge falecido (para viúvos); Certidão de Casamento averbada em cartório (para divorciados); Autorização dos Pais se menor de 18 anos um dos nubentes e RG – frente e verso; CPF; Comprovante de Endereço e Declaração escrita de aceitação de contrair matrimônio (assinatura igual documento de RG apresentado e pelo casal).

Gratuidade

Os noivos não terão que efetuar pagamento de taxas relacionadas ao procedimento de habilitação de casamento. Todo o processo de habilitação é gratuito. Os oficiais de Registro Civil de Pessoas Naturais habilitantes deverão ser ressarcidos pelo FERC – Fundo Especial das Serventias de Registro Civil de Pessoas Naturais do Estado do Maranhão.

No dia e horário marcados para a realização do evento, os oficiais de Registro Civil de Pessoas Naturais que tenham habilitado qualquer dos noivos deverão estar presentes ou representados por pessoas identificadas.

As certidões dos casamentos realizados em ambiente virtual serão entregues após a realização da cerimônia, com data previamente agendada entre cartório e noivos. Os cartórios deverão informar a lista de noivos destinada a cada juiz que realizará casamento, no mínimo, com 10 dias antes da data de realização do casamento.

Mais informações podem ser obtidas por meio da Portaria nº 3344/2021, de 15 de setembro, assinada pela diretora do Fórum Ministro Henrique de La Rocque de Almeida e pelo juiz Adolfo Pires da Fonseca Neto, da 2ª Vara da Família de Imperatriz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.