Decreto revogado

Prefeitura de Imperatriz muda de ideia e suspende exigência de carteirinha de vacinação

Medida causou polêmica e dividiu opiniões na cidade.

Tatyna Viana / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
Decreto revogado neste sábado (18) previa a apresentação da carteira de vacinação em estabelecimentos de Imperatriz.
Decreto revogado neste sábado (18) previa a apresentação da carteira de vacinação em estabelecimentos de Imperatriz. (Foto: Patrícia Araújo/Divulgação/Prefeitura de Imperatriz)

IMPERATRIZ - Durou poucas horas a validade do novo decreto publicado pela Prefeitura de Imperatriz, que tornou obrigatória a apresentação da carteira de vacinação em estabelecimentos públicos e particulares. A medida causou polêmica e dividiu opiniões na cidade, principalmente no setor do comércio, que se mostrou contrário à decisão.

Por meio das redes sociais, a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz reprovou a obrigatoriedade, alegando que a nova regra contribui para o aumento das filas e limita o acesso de clientes de cidades vizinhas, onde a vacinação é mais lenta. A ACII considerou o decreto arbitrário, por não ouvir a opinião do setor produtivo local.

Por volta de meio-dia deste sábado (18), após uma reunião com equipes do município, a prefeitura revogou o Artigo 8 do Decreto nº 76 de 2021, publicado ontem (17), e decidiu que não será mais obrigatória a apresentação da carteirinha. A situação pode ser reavaliada em 30 dias, com a publicação de novo decreto.

“Mesmo sabendo que avançamos muito a vacinação na cidade, entretanto, existe um público a ser vacinado, 4% da população maior de 18 anos ainda deve ser vacinada. Tendo em vista isso, o prefeito Assis reavaliou e vamos suspender essa norma para que possamos, dentro de 30 dias, reavaliar o cenário da vacinação. Imperatriz precisa ainda alcançar estes grupos para logo fazer essa adesão ao passaporte da vacinação, que é uma tendência mundial”, disse o secretário de governo Eduardo Soares.

Confira a nota da Prefeitura de Imperatriz, publicada nas redes sociais:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.