Em Imperatriz

Carregamento de madeira irregular é apreendido na BR-010

Foi constatada, a princípio, ocorrência de transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida.

Imirante.com, com informações da PRF-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
O caminhão e a carga permaneceram retidos na Unidade Operacional da PRF de Imperatriz à disposição do órgão ambiental competente.
O caminhão e a carga permaneceram retidos na Unidade Operacional da PRF de Imperatriz à disposição do órgão ambiental competente. (Foto: Divulgação/PRF)

IMPERATRIZ – Uma carreta transportando madeira nativa irregular foi apreendida nessa sexta-feira (30), no km 260, sentido decrescente, da BR-010, na cidade de Imperatriz.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a apreensão aconteceu por volta das 11h10, quando foi dada ordem de parada a um caminhão-trator Iveco/Stralis 740S46TZ, cor branca, ao qual estava atrelado um semirreboque Guerra AG GR, cor vermelha.

Constatou-se que a carga transportada era composta por madeira nativa em lascas e mourões, sendo, então, solicitados os documentos necessários para o seu transporte. Foi apresentada a nota fiscal e a Guia Florestal para Transporte de Matéria Prima Florestal Diversa, também foi apresentado o Documento Auxiliar do Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos – DAMDFE e o Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico – DACTE.

A Nota Fiscal e a Guia Florestal estavam válidas e ambas tratam do transporte de lascas e de mourões. Porém, após realizar a cubagem da carga a PRF observou que havia um valor muito acima da tolerância de 10% prevista pela Instrução Normativa N° 21 de 2014 - IBAMA. A conversão para metros cúbicos se deu pelo fator de 1,5 previsto para madeira oriunda da Amazônia Legal, resultando em 35m³.

Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida.

O caminhão e a carga permaneceram retidos na Unidade Operacional da PRF de Imperatriz à disposição do órgão ambiental competente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.