Descarte irregular

VÍDEO: "Sujões" são flagrados por câmeras e autuados em Imperatriz

Lei prevê multa a partir de R$ 5 mil por descarte irregular de lixo.

Tatyna Viana / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Câmeras flagraram descarte irregular de lixo em Imperatriz.
Câmeras flagraram descarte irregular de lixo em Imperatriz. (Reprodução)

IMPERATRIZ - Após a instalação de câmeras de videomonitoramento pela Prefeitura de Imperatriz para inibir o descarte irregular de lixo, dois veículos já foram identificados e os donos autuados por cometerem a infração, que tem formado pequenos lixões na cidade.

Os flagrantes aconteceram em uma área atrás do 50º BIS, em frente à BR-010, e na entrada do bairro Morada do Sol. Nos dois casos, as imagens mostram homens descendo dos veículos e despejando o lixo na área.

“Se você verificar na Lei de Crimes Ambientais, artigo 54, ela prevê reclusão de um a quatro anos e multa, e o decreto que regulamenta a Lei, 6514/2008, artigo 62, prevê multa, valor mínimo de R$ 5 mil, uma multa aberta, e se a pessoa for pega em flagrante pode ser multada. No caso das filmagens, nós buscamos o proprietário do veículo e fazemos uma notificação para que ele compareça na secretaria. É aberto um processo e, ocorrendo a reincidência, ele será multado. Nós autuamos um recentemente porque descartou resíduos”, disse a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

As novas câmeras, posicionadas em pontos que a população costumeiramente despeja lixo de forma irregular, buscam dar fim a essa prática, com o objetivo de evitar os surgimentos de pontas de lixo. A Secretaria de Meio Ambiente deflagrou a campanha “Eu Curto a Cidade Limpa”, visando conscientizar a população para preservação ambiental.

Assista ao vídeo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.