"Bolo de centímetros"

Sem festa tradicional, Cidade de Imperatriz comemora 169 anos

A programação do aniversário da cidade incluiu shows virtuais, entrega de bolo, de obras e o concurso da melhor panelada.

Tatyna Viana, Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
A entrega do bolo é um momento tradicional da cidade. (Foto: Divulgação)
A entrega do bolo é um momento tradicional da cidade. (Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ - Em comemoração os 169 anos do aniversário de Imperatriz, desde as primeiras horas da manhã de hoje (16), 169 bolos estão sendo distribuídos para moradores da cidade que participaram de um sorteio após serem inscritos no site da prefeitura.

A programação começou ainda na véspera com shows virtuais, no Festival Municipal de Música, com a participação de artistas locais, apresentado no Teatro Ferreira Gullar e transmitido pelas redes sociais, além do projeto Ônibus Cultural que fez apresentações itinerantes nas ruas da cidade.

Na manhã desta sexta-feira (16) teve um corte de bolo simbólico feito pelo prefeito Assis Ramos, além da entrega de obras, com a praça do povoado Coquelândia, na “Estrada do Arroz”, e a praça dos Três Poderes, que foram revitalizadas, e esta última recebeu pontos de internet gratuita. Também foi inaugurada a creche Maria Luiza Brandão, que homenageia uma professora imperatrizense que morreu em 2019, e lançada hoje a TV EducaITZ, um espaço para que as crianças e estudantes da rede municipal de ensino tenham acesso a conteúdos pedagógicos no contexto ensino híbrido, devido à pandemia.

A programação contou com o sorteio de 169 bolos. (Foto: Divulgação)
A programação contou com o sorteio de 169 bolos. (Foto: Divulgação)

No horário de almoço foi realizado o concurso "Costas pra Rua" que elegeu a melhor panelada de Imperatriz, prato típico da cidade, com premiação de R$ 1 mil reais para as quatro mais votadas, ao todo foram 5 mil votos e 28 cozinheiras do panelódromo participaram do concurso.

"A panelada não é só culinária, panelada também é cultura em nosso município", disse o prefeito Assis Ramos ao fazer a entrega da premiação. O 1º lugar ficou com o Box Canaan.

Concurso “De costas pra rua” premiou 4 cozinheiras de “panelada”, prato típico da cidade. (Foto: Divulgação)
Concurso “De costas pra rua” premiou 4 cozinheiras de “panelada”, prato típico da cidade. (Foto: Divulgação)

São comemorações pontuais na cidade para evitar principalmente aglomerações por causa da pandemia da Covid-19. Entre as ações tradicionais canceladas estão os shows artísticos que arrastavam uma multidão para a Avenida Beira Rio, além da corrida 16 de julho, que reunia centenas de inscritos, mas pra não passar em branco hoje teve um "Aulão Funcional', para os amantes de atividades físicas, na Avenida Pedro Neiva de Santana.

O meme atemporal

A entrega do bolo em unidade ainda é motivo de brincadeira, principalmente nas redes sociais, e relembra o meme que marcou a mudança na forma da comemoração do aniversário da cidade. A atual gestão municipal trocou o bolo que era feito com mais de 100 metros de extensão, com o tamanho de acordo com os anos completados, para pequenas fatias de bolo, acabando com a festa da mesa farta em que centenas de pessoas aguardavam até com baldes, para pegar um pedaço ou o máximo de bolo que conseguissem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.