Saúde

Cirurgias eletivas retornam em Imperatriz nesta segunda-feira (17)

Pacientes com diagnóstico de hérnia, vesícula e problemas do aparelho digestivo devem fazer agendamento no setor de cirurgia no Centro de Especialidades Três Poderes.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Hospital Municipal de Imperatriz (HMI)
Hospital Municipal de Imperatriz (HMI) (Foto: Divulgação )

IMPERATRIZ - A retomada de cirurgias eletivas realizadas na rede municipal de Saúde de Imperatriz, que estavam suspensas em função da pandemia da Covid-19 desde janeiro, foi anunciada após reunião entre secretária de Saúde Mariana Jales, o diretor do Hospital Municipal de Imperatriz, Vitor Pachelle, e o coordenador da Auditoria, Esmerahdson de Pinho. As cirurgias voltam a serem realizadas a partir da próxima segunda feira (17), no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI).

Reguladas pelo setor de cirurgia do Centro de Especialidades Médicas Três Poderes, as cirurgias serão retomadas de forma gradual. Nessa semana começam ser realizadas as da cirurgia geral - que incluem hérnias, vesículas e problemas do aparelho digestivo. Pacientes que aguardam intervenções cirúrgicas dessa área já podem procurar o setor para agendar o procedimento.

Quanto às especialidades, como urologia, otorrinolaringologia, cirurgias de ouvido, cabeça e pescoço, serão retomadas posteriormente de acordo com agenda dos médicos.
Vitor Pachelle explica que as devidas providências para retorno dos procedimentos já foram tomadas. “Já reformamos a ala da urologia, adquirimos materiais, montamos novos kits cirúrgicos, reorganizamos nossa equipe e o fluxo de atendimento do bloco. Equipe médica e todas as medidas de segurança para realização de cirurgias estão ok”, afirmou o diretor.

A secretária de Saúde do Município, Mariana Jales, ressalta que todas as cirurgias de urgências estão sendo feitas normalmente, e que apenas as eletivas, quando o paciente espera de casa, sem prejuízo de agravamento de seu quadro, caso faça em tempo hábil, é que estão sendo retomadas aos poucos.

“Sei o quanto é importante para o paciente tratar seu problema com intervenção cirúrgica, e que tem muita gente a espera disso, por isso estamos resolvendo. Tomamos todas as medidas necessárias para oferecer as cirurgias eletivas que deixaram de ser oferecidas por causa da pandemia”, ressaltou Mariana Jales.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.