Coronavírus

Imperatriz suspende primeira dose em idosos e imuniza nutricionistas nesta quinta-feira (22)

Vacinação de professores segue em campanha paralela pela regional de saúde; Secretaria Municipal aguarda a chegada de mais doses.

Tatyna Viana / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Mais de 40 mil doses da vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas em Imperatriz.
Mais de 40 mil doses da vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas em Imperatriz. (Divulgação)

IMPERATRIZ - Após a vacinação de mulheres idosas de 64 anos, nesta quarta-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz suspendeu a aplicação da primeira dose em idosos até que chegue um novo lote de vacinas.

A campanha segue nesta quinta-feira (22), com a vacinação de profissionais de saúde, mas as doses D1, para primeira aplicação, são apenas para nutricionistas.
Idosos que estão no prazo de receberem as doses de reforço também podem se dirigir aos pontos até sexta-feira (23).

A Prefeitura de Imperatriz registrava até ontem (20) a aplicação de 40.581 vacinas contra a Covid-19 na cidade, número que representa a imunização de 28.945 pessoas com a primeira dose do imunizante e 11.636 com a dose de reforço. A população da cidade tem número aproximado de 260 mil pessoas, de acordo com o IBGE, ou seja, cerca 11,16% da população está sendo imunizada contra a doença neste momento.

Com o quantitativo de vacinas recebidas, foi preciso estabelecer públicos prioritários para atender a demanda de Imperatriz entre as categorias preconizadas pelo Plano Nacional de Imunização, sendo definido inicialmente profissionais de saúde na linha de frente no Hospital Macrorregional, Materno Infantil, de Campanha do Município, UPA's municipal e estadual e os quatro ambulatórios que atendem pacientes com sintomas iniciais de Covid. Na segunda fase, foram atendidos idosos por faixa etária em ordem decrescente, com agendamentos. Na terceira fase, será a vez das pessoas com comorbidades.

“Estamos hoje com 06 pontos de vacinação, 04 para idosos (02 drive-thru e 02 fixos) e mais duas equipes que vão nas residências para quem não tem condições de mobilidade. Hoje demos início à imunização dos profissionais da educação, mas só foram recebidas 170 doses de vacinas do estado, sendo que são mais de 1000 doses só para os professores do município. Foi montada uma estratégia para atender a todos, mesmo com pouquíssimas doses e na medida que formos recebendo mais vacinas, iremos aplicando”, explicou Mariana Jales, secretária de Saúde, na Câmara de Vereadores, onde apresentou dados e informações sobre as doses e a vacinação contra a Covid-19.

A imunização de professores da rede estadual e federal é feita paralelamente pela regional de saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.