Fiscalização

Sete pessoas são presas por furto de energia em Imperatriz

As prisões foram feitas durante a operação "Soldagem", que visa reduzir os "gatos" nos medidores de energia elétrica.

Imirante.com, com informações da Polícia Civil do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
As fiscalizações foram realizadas nos municípios do sul do Maranhão, em unidades consumidoras de grande e pequeno porte.
As fiscalizações foram realizadas nos municípios do sul do Maranhão, em unidades consumidoras de grande e pequeno porte. (Foto: Divulgação/Polícia Civil do Maranhão)

IMPERATRIZ – Sete pessoas foram presas, pela Polícia Civil em Imperatriz, durante a operação “Soldagem”, de combate ao furto de energia.

A operação, que visa reduzir as manipulações em medidores de energia, prática popularmente conhecida como “gato”, foi realizada nas últimas semanas, quando a polícia fez mais de vinte fiscalizações em unidades consumidoras, como fazendas, postos de combustíveis e condomínios.

As fiscalizações foram realizadas nos municípios do sul do Maranhão, em unidades consumidoras de grande e pequeno porte. Em Imperatriz, foram inspecionadas 12 unidades, resultando nas prisões em flagrante de 7 pessoas.

A operação foi realizada pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), da Polícia Civil, em conjunto com equipes de combate ao furto de energia da Equatorial Maranhão, distribuidora de energia elétrica do Estado.

As inspeções ocorreram nos bairros Colina Park, Parque Imperial, Entroncamento, Parque Alvorada, Jardim das Oliveiras, Ouro Verde e Vila Zenira.

Furto de energia

Segundo a Equatorial Maranhão, para atender um contingente com mais de 2,5 milhões de clientes em todo o Estado, a companhia compra energia elétrica das geradoras e faz a distribuição em todo o Maranhão.

Do total arrecadado, cerca de 10% da energia é furtada, ocasionando perda de faturamento na ordem de R$ 340 milhões por ano, o que impacta no orçamento para promoção de ações de manutenção, operação, expansão e modernização do sistema elétrico e, além da arrecadação de impostos (ICMS e PIS/Cofins), que não foram pagos e poderiam ser revertidos em serviços para a população em saúde, educação, cultura e esporte.

Nos locais em que existem altos índices de furto de energia, parte desse prejuízo acaba sendo revertido em aumento de tarifa, onde todos os clientes da concessão pagam pelo prejuízo causado por esse tipo de crime.

Atitudes suspeitas de interferência na rede de energia elétrica e nos medidores devem ser denunciados para a polícia no 190, por meio da Central 116 ou pelo site da Equatorial Energia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.