Gesto solidário

Imperatriz: Hemomar abre alas para doação no Carnaval

O agendamento pode ser feito por meio de aplicativo de mensagem.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Muitos doadores aproveitaram a folga do trabalho para o gesto solidário, que pode salvar vidas.
Muitos doadores aproveitaram a folga do trabalho para o gesto solidário, que pode salvar vidas. ( Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ - Sem as tradicionais festas de Carnaval, o hemonúcleo de Imperatriz abriu as portas nesta segunda-feira (15) e segue com atendimento para doação de sangue normalmente durante a semana. Muitos doadores aproveitaram a folga do trabalho para o gesto solidário, que pode salvar vidas.

Leia também:

Hemomar promove ações de incentivo à doação de sangue

Ministério da Saúde incentiva doação de sangue antes de receber vacina contra a Covid-19

Pessoas que contraíram Covid-19 podem doar sangue após 30 dias

Por mês, o órgão em Imperatriz precisa de 1.000 bolsas de sangue para manter o estoque em situação regular. Hoje o hemonúcleo se encontra em situação estável, mas as doações não podem parar, porque além dos hospitais da cidade, 22 municípios da região recebem as bolsas coletadas.

Quem pode doar?

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar no mínimo 60kg. No dia da coleta o doador precisa estar alimentado e ter dormido bem, além de não ter ingerido bebida alcoólica num intervalo prévio de, no mínimo, 24h. Cada bolsa de sangue, com seus componentes, pode ser salvas até quatro vidas.

É importante levar o cartão de vacinação no dia da doação. Quem já tomou a vacina contra a Covid-19, dependendo do tipo e laboratório, precisa esperar pelo menos 48 horas para a doação. A vacina Astrazeneca deixa o doador inapto por 7 dias após cada dose.

Com a pandemia, as doações podem ser agendadas por meio de aplicativo de mensagem (99) 99178-2541.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.