Imunização

Doses da vacina contra poliomielite estão disponíveis nas UBS de Imperatriz

Imunização vai até o dia 30 de outubro.

Angra Nascimento/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
(Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ - As doses referentes à campanha de vacinação indiscriminada contra poliomielite já estão disponíveis nas 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS), do município de Imperatriz. Locais estão funcionando em conformidade com os protocolos de prevenção à Covid-19.

Voltada às crianças na faixa etária de um a quatro anos, a imunização ocorre entre os dias 5 e 30 de outubro, sendo que o dia 17 foi definido pelo Ministério da Saúde como o Dia “D” Nacional de vacinação.

Paralela à imunização contra a poliomielite, as UBS também dispõem de outas vacinas para o caso de atualização da carteira da criança e do adolescente até 15 anos.

A campanha de vacinação é a única forma de prevenir a criança de um a quatro anos do vírus selvagem da poliomielite e reduzir as possibilidades de sua reintrodução no país por baixas coberturas vacinais e tendo bolsões de crianças sem vacinar. Um exemplo prático disso é a baixa cobertura vacinal contra sarampo que levou o Brasil a voltar a notificar casos.

De acordo com a técnica de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Socorro Ribeiro, durante todo o mês de outubro todas UBS de vacinação estão atendendo para atualização das vacinas do calendário nacional de imunização que estejam em falta. Também há atualização de vacinas de crianças de 0 a menor de cinco anos e até 14 anos para as vacinas de rotina.

A estratégia da Secretaria Municipal de Saúde é atualizar a situação vacinal e promover o resgate e imunização dos indivíduos não vacinados para os seguintes públicos: crianças e adolescentes até 14 anos 11 meses e 29 dias e a avaliação de forma seletiva da caderneta de vacinação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.