Irregularidade

Carregamento de madeira irregular é apreendido BR-010, em Imperatriz

O veículo ficou retido no Posto PRF de Imperatriz à disposição do Ibama.

Imirante.com, com informações da PRF-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Caminhão vermelho era conduzido por um homem de 38 anos.
Caminhão vermelho era conduzido por um homem de 38 anos. (Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ - Nessa sexta-feira (26), por volta das 5h50, no km 260 da BR-010, no município de Imperatriz, foi dada ordem de parada a um caminhão vermelho, conduzido por um homem de 38 anos.

A polícia constatou de imediato que a carga transportada era de madeira nativa serrada. Todas as notas fiscais e guias florestais foram emitidas em 16 de junho, tendo as guias florestais validade para o transporte no Pará até o dia 26 de junho.

Solicitado o disco tacógrafo, o motorista afirmou que estava sem discos e que teria jogado fora aqueles utilizados antes de passar pelo Posto PRF.

O volume total transportado, segundo a documentação apresentada, seria de 20 m³, mas durante a medição realizada, obteve-se 25,63 m³.

O motorista da carreta ainda admitiu ter reutilizado as mesmas guias florestais e notas fiscais para várias viagens, entre sete e oito viagens, nas quais o caminhão foi carregado sempre na mesma serraria de Jacundá (PA) e tendo as mesmas lojas de Imperatriz (MA) como destino, as quais não deram baixa nas respectivas guias florestais.

A inspeção dos perfis da carga transportada também revelou que, apesar de constar nas guias florestais e notas fiscais que estariam presentes 4,8m³ de madeira curta, de até 80 centímetros de comprimento, o que representaria 24% da carga transportada, mesmo assim, tais perfis não foram localizados durante a inspeção.

Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida.

O veículo permaneceu retido no Posto PRF de Imperatriz à disposição do Ibama.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.