Covid-19

ITZ: Igreja Católica suspende a celebração de missas e atividades

A decisão foi tomada para prevenir a proliferação da Covid-19 na cidade.

Angra Nascimento/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
A medida segue as orientações preventivas das autoridades públicas.
A medida segue as orientações preventivas das autoridades públicas. (Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ – Nessa quinta-feira (19), o bispo diocesano da cidade de Imperatriz, Dom Vilsom Basso, anunciou que, após reunião com o Colégio de Consultores da Diocese de Imperatriz, a Igreja Católica terá medidas para prevenir a proliferação do novo coronavírus (Covid-19), visando o bem comum e a proteção dos fiéis. Entre as ações, está a suspensão das missas em todas as igrejas católicas na cidade, por um período inicial de um mês, podendo ser prorrogado, caso necessário.

Apesar de não ter casos confirmados da doença na cidade, o representante ressaltou, ainda, que a medida é realizada em consonância com as orientações preventivas das autoridades públicas. Em carta distribuída à imprensa, a diocese ressalta que o objetivo não é criar alarde ou gerar preocupações nos fiéis, mas que "a melhor forma de conter a doença e de evitar casos graves, principalmente nos grupos de maior vulnerabilidade, é a prevenção".

O bispo Dom Vilsom Basso ressaltou três princípios norteadores das novas orientações que serão adotadas, "serenidade, seriedade e responsabilidade", e acrescentou ainda que antes de ser tomada a decisão, os sacerdotes se reuniram "durante quase três horas, em oração, reflexão e ouvindo especialistas", e juntos decidiram pela suspensão das atividades para preservar a integridade dos fiéis e impedir a progressão da contaminação do vírus.

Apesar da suspensão das missas públicas, os padres irão celebrar de forma privada em suas paróquias, sem a presença de fiéis, sendo realizado a transmissão das celebrações por meio das redes sociais, para que os fiéis possam acompanhar de casa. As igrejas, em sua maioria, continuarão abertas para que as pessoas realizem suas orações pessoais e tenham os seus momentos de reflexão individuais.

Além da suspensão das missas presenciais, em especial as celebrações alusivas à Semana Santa, também estão suspensos os eventos paroquiais, a catequese, reuniões e encontros pastorais, mutirão de confissões, assembleias, Conselhos de Pastoral e Encontros de Clero, retiros, acampamentos, festejos e demais atividades que concentrem grande público. Também estão suspensos a realização de casamentos, no caso dos que já estão agendados, os noivos serão aconselhados a remarcarem a data.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.