Em Imperatriz

Samu recebe capacitação sobre o novo coronavírus

O objetivo é orientá-los sobre manejo clínico e biossegurança do novo coronavírus (Covid-19).

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Ao todo, 16 bases descentralizadas do Samu participam da formação.
Ao todo, 16 bases descentralizadas do Samu participam da formação. (Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ Com objetivo de preparar todos os setores da saúde sobre o novo coronavírus, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (Samu) participaram de capacitação realizada na Regional de Saúde de Imperatriz. O objetivo é orientá-los sobre manejo clínico e biossegurança do novo coronavírus (Covid-19).

A capacitação foi destinada para Técnico Auxiliar de Regulação Médica (TARM), profissional responsável por identificar casos suspeitos do novo vírus; médicos; enfermeiros que prestam atendimento; e equipe de limpeza, responsável pela higienização correta das ambulâncias, evitando uma possível contaminação da equipe.

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (Nep), Tatiara Araújo, explica que o treinamento teve objetivo de descentralizar os setores da saúde atingindo um maior número de público. “Solicitamos ao Estado que fizesse essa multiplicação não só para a equipe do Samu de Imperatriz, mas para as nossas bases descentralizadas ao qual somos responsáveis e que totalizam 16 bairros.

Sobre o treinamento dirigido pela médica infectologista do estado, Bianca Ferreira, e o coordenador de vigilância epidemiológica, Onivaldo Coutinho, a coordenadora Tatiara Araújo enfatiza a importância da capacitação. “Realizaremos o atendimento a pacientes com casos suspeitos ou confirmados de coronavírus, por demanda espontânea, e de acordo com os sintomas fazemos a remoção do domicílio para as unidades com suporte, hospitais e UPAs. Iremos atuar, ainda, nas transferências inter-hospitalares quando solicitado. O treinamento é importante pois nos auxilia no uso correto de EPIS para evitar a contaminação da doença e sua disseminação”.

A Secretaria Municipal de Saúde vem promovendo capacitações aos servidores da saúde sobre o novo coronavírus. Os treinamentos são voltados aos profissionais que, possivelmente, terão contato direto com pacientes em casos suspeitos ou até mesmo confirmados do vírus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.