Em Imperatriz

Obras irregulares são interditadas durante fiscalização

Além das ações de combate aos avanços de obras irregulares sobre ruas e avenidas, a fiscalização tem intensificado o trabalho de desobstrução de vias públicas.

Angra Nascimento/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h13
Segundo a  prefeitura, o imóvel está passando por reforma e ampliação avançando sobre a calçada.
Segundo a prefeitura, o imóvel está passando por reforma e ampliação avançando sobre a calçada. ( Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ - Com objetivo de evitar que obras irregulares avancem sobre o limite de vias e passeios públicos, a prefeitura intensificou o trabalho de fiscalização na cidade. Um dos casos foi registrado, após denúncia de populares, na rua Hermes da Fonseca, Vila Lobão. Segundo a prefeitura, o imóvel está passando por reforma e ampliação avançando sobre a calçada.

Leia também:

Prédios que desabaram no Rio eram irregulares e estavam interditados

Engenheiros são denunciados por fraudar laudos de obras

A fiscalização tem como objetivo o cumprimento das normas previstas na Lei de Zoneamento, Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, Lei 003/2004, Código de Postura do Município, Lei 850/1997, Código de Obras, Lei 197/1978, e Lei das Calçadas, 1642/2016, que dispõem sobre a Política de Controle e Fiscalização dos passeios públicos.

Além das ações de combate aos avanços de obras irregulares sobre ruas e avenidas, a fiscalização tem intensificado o trabalho de desobstrução de vias públicas. No centro da cidade os fiscais, através de denúncia de populares, encontraram uma grande quantidade de entulho depositada em uma calçada impedindo o tráfego de pedestres.

Os materiais destinados à obra devem ter um local interno no empreendimento para o armazenamento. Para o descarte de entulho, o procedimento correto é contratar empresa responsável em armazenar e transportar até o local de descarte.

De acordo com regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT, cada calçada deve ter, no mínimo, 1,20 metro de largura, livre para circulação. Esse limite, no entanto, nem sempre é respeitado, sendo que algumas calçadas são ocupadas com entulhos de construção, bancas de ambulantes e placas de publicidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.