Aedes Aegypti

Ações de combate à dengue são intensificadas, em Imperatriz

O trabalho é reforçado bairros atingidos pelas recentes chuvas que desabrigaram várias famílias.

Angra Nascimento/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h13
As questões climáticas com alternância de chuvas e sol favorecem o surgimento dos criatórios do mosquito Aedes.
As questões climáticas com alternância de chuvas e sol favorecem o surgimento dos criatórios do mosquito Aedes. ( Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ - As ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus foram intensificadas nos últimos dias, em Imperatriz. O trabalho se dá por meio do mutirão que envolve os agentes de endemias com a utilização do carro fumacê para exterminar os focos do mosquito e orientar a população, em especial, nos bairros atingidos pelas recentes chuvas que desabrigaram várias famílias.

As questões climáticas com alternância de chuvas e sol favorecem o surgimento dos criatórios do mosquito Aedes. Em atendimento a determinação do Ministério da Saúde, os municípios brasileiros são obrigados a fazerem, quatro vezes por ano, o Levantamento do Índice Rápido (LIRA), documento que serve para demonstrar às autoridades federais de saúde sobre o quadro de infestação larvária do mosquito da dengue.

Os resultados do primeiro LIRA deste ano, realizado no dia 18 de fevereiro apresentaram nível médio de infestação, o que representa estado de alerta em Imperatriz. O próximo, já com os reflexos das chuvas, será no dia 20 de maio.

Como prevenir a dengue

- Evite o acúmulo de água limpa em casa;

- Coloque tela nas janelas para impedir a entrada do.Aedes Aegypti;

- Recolha e de destinação correta ao lixo e evite tampas e outros recipientes espalhados que possam acumular água limpa;

- Coloque desinfetante nos ralos;

- Calhas, piscinas e aquários devem ser limpos periodicamente;

- Cada pessoa tenha a responsabilidade de cuidar da prevenção ao mosquito em sua casa.

- Receba e permita a entrada do agente de endemias em sua casa, pois ele tem formação técnica para o trabalho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.