Fiscalização

Calçadas do Centro de Imperatriz são desobstruídas

O principal objetivo é organizar a paisagem da cidade, além de evitar que pedestres, principalmente cadeirantes e idosos, disputem espaços nas ruas e avenidas.
Angra Nascimento / Imirante.com10/04/2019 às 11h07
Calçadas do Centro de Imperatriz são desobstruídas Uma das ações aconteceu na manhã dessa segunda-feira (8), rua Godofredo Viana. ( Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ - Em atendimento a Lei das Calçadas, 1642/2016, que dispõe sobre a Política de Controle e Fiscalização dos passeios públicos, a Prefeitura de Imperatriz, está desenvolvendo trabalho de desobstrução de calçadas no centro da cidade.

O principal objetivo é organizar a paisagem da cidade, além de evitar que pedestres, principalmente cadeirantes e idosos, disputem espaços nas ruas e avenidas. Uma das ações aconteceu na manhã dessa segunda-feira (8), rua Godofredo Viana, próximo ao Terminal da Integração, onde uma calçada estava obstruída com bicicletas.

No artigo 4º, a lei define como Faixa Livre, área do passeio, calçada, via ou rota, destinada exclusivamente à circulação de pedestres, devendo está desobstruída de mobiliário urbano ou de qualquer outra interferência. Rege ainda que pedestre são pessoas que andam ou estão a pé, em cadeira de rodas, ou conduzindo a pé uma bicicleta.

O Artigo 5º, determina que a execução, manutenção e conservação das calçadas, bem como a instalação de mobiliário urbano, equipamentos de infraestrutura, vegetação, sinalização, entre outros equipamentos permitidos por lei, devem seguir alguns princípios, dentre eles, a garantia de mobilidade para todos os usuários, assegurando o acesso, principalmente, das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, como idosos, gestantes, convalescente de traumatismo ou enfermidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.