Prevenção

Defesa Civil vistoria comércios de ITZ para evitar incêndios

Medida visa oferecer segurança para consumidores e profissionais que atuam no setor comercial.

Imirante.com Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
Objetivo é erradicar a clandestinidade, impulsionar a melhoria nas condições de segurança e indicar medidas preventivas para reduzir riscos de acidentes.
Objetivo é erradicar a clandestinidade, impulsionar a melhoria nas condições de segurança e indicar medidas preventivas para reduzir riscos de acidentes. (Foto: divulgação)

IMPERATRIZ - A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, está intensificando os trabalhos de vistorias nas revendedoras de gás de cozinha, postos de combustíveis, cerâmicas, casas de eventos, hotéis, shopping centers e demais estabelecimentos comerciais. Objetivo é erradicar a clandestinidade, impulsionar a melhoria nas condições de segurança e indicar medidas preventivas para reduzir riscos de acidentes.

“Os trabalhos incidem em inspecionar as questões estruturais desses estabelecimentos, vez que o comércio irregular e o mau uso dos produtos oferecidos, como o gás de cozinha, podem ocasionar, além de explosões e incêndios a fatalidades maiores”, afirma o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão.

Helimar Abreu, técnico de segurança do trabalho da Defesa Civil, enfatiza que a medida visa oferecer segurança para consumidores e profissionais que trabalham nos estabelecimentos. “Se constada irregularidades, os proprietários são notificados para corrigir as alterações de segurança no prazo de cinco dias. O não cumprimento de segurança exigido na notificação, tomaremos decisões necessárias”, assegura.

Segundo o órgão, as ações acontecem diariamente em todo o município. Dentre as vistorias são verificados extintores com carga vencida, placas de sinalização inexistente, revitalização das plataformas, limpeza da área dos depósitos, sinalização com luz de emergência e atendimento às normas de segurança. Também é checado se os estabelecimentos possuem Alvarás de Licenciamento da Prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Para denúncias do comércio informal de botijões de gás, entre outras irregularidades, a Defesa Civil disponibiliza o serviço via WhataApp (99) 99152-0832. Denúncias também podem ser feitas diretamente no órgão, Rua Rafael de Almeida, nº 600, Bairro São Salvador, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.