Meio Ambiente

Análises de solo definem local para aterro sanitário de ITZ

Os trabalhos estão sendo realizados em áreas da Estrada do Arroz e BR-010.
Imirante.com, com informações da Assessoria18/10/2018 às 16h19
Os estudos estão sendo feitos em áreas na MA-386, Rodovia Padre Josimo, conhecida como Estrada do Arroz, e nas proximidades da BR-010, zona rural de Imperatriz. / Foto: Divulgação.

IMPERATRIZ - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, (Semmarh) começou os estudos para aquisição de área para implantação do aterro sanitário de resíduos sólidos de Imperatriz.

Os estudos da permeabilidade de solo para a escolha do local de construção do aterro sanitário estão sendo feitos em áreas na MA-386, Rodovia Padre Josimo, conhecida como Estrada do Arroz, e nas proximidades da BR-010, zona rural de Imperatriz.

“A construção do aterro sanitário faz parte do planejamento estratégico visando o desenvolvimento do município, em especial a melhoria da qualidade de vida da população”, destacou Rosa Arruda, secretária de Meio Ambiente.

O trabalho de estudos para a elaboração do projeto de implantação do aterro sanitário está sendo realizado pela empresa de arquitetura e engenharia, Alto Uruguai, vencedora da licitação. O prazo para a conclusão do levantamento é de 40 dias, a contar da assinatura do contrato, em 9 de outubro deste ano.

O trabalho de estudos está sendo realizado pela empresa de arquitetura e engenharia, Alto Uruguai, vencedora da licitação. / Foto: Divulgação.

Convênio

O valor a ser investido no aterro sanitário de Imperatriz é de R$ 22 milhões, por meio de convênio entre a Prefeitura e Governo Federal, via Ministério do Meio Ambiente e Caixa Econômica. O montante será aplicado na compra do terreno de 170 hectares, construção do aterro e recuperação do lixão.

Estudos

A geração de resíduos sólidos é uma consequência inerente da atividade humana. Atualmente, os aterros apresentam-se como uma alternativa ambientalmente adequada à disposição final de resíduos sólidos. Todavia, o projeto de um aterro exige o cumprimento de critérios de ordem técnica e legal, que envolvem a sua localização, documentação e acesso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.