Setran

Agentes aprendem libras para melhor comunicação no trânsito

A necessidade surgiu após relatos dos agentes sobre dificuldades durante abordagens.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
A 2ª turma concluiu treinamento de 30 horas, incluindo teórica e prática.
A 2ª turma concluiu treinamento de 30 horas, incluindo teórica e prática. ( Foto: Reprodução)

IMPERATRIZ - Com objetivo de facilitar a comunicação durante abordagem às pessoas surdas no trânsito, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de Imperatriz (Setran) fizeram o curso de libras. A 2ª turma concluiu treinamento de 30 horas, incluindo teórica e prática. O treinamento envolveu também servidores do corpo administrativo do órgão.

A maioria dos agentes já tem o curso, oferecido pela Setran. Para Francisco Gois, a qualificação inclui o condutor surdo no trânsito da cidade, “para que possa ser oferecido um serviço de mais qualidade à população”, afirma.

Ele observa que inicialmente os agentes realizam abordagem verbal, mas ao detectar que o mesmo é deficiente auditivo, passam a utilizar a linguagem de sinais, facilitando a orientação. “Já me deparei com algumas situações no trânsito, porém como tenho curso de libras facilitou muito a comunicação com as pessoas, mas outros colegas enfrentaram situações desse tipo”, cita.

O secretário Leandro Braga disse que “essa necessidade surgiu de relatos dos agentes sobre dificuldades vividas no cotidiano durante abordagens”. Segundo ele, o objetivo é capacitar todos os agentes e servidores administrativos para prestar um bom atendimento à comunidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.