Capacitação

Fórum de Educação e Saúde é realizado em Imperatriz

Projeto é voltado para estudantes e profissionais das áreas da Saúde.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17

IMPERATRIZ – Nesta quinta-feira (23), Imperatriz recebe o Fórum de Educação e Saúde, evento realizado pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), e que tem como objetivo é fortalecer ações de proteção a pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio da capacitação de profissionais na perspectiva do atendimento humanizado.

Poderão participar estudantes e profissionais da área da Saúde, além de profissionais de instituições de assistência social e lideranças que trabalhem com pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os interessados devem se inscrever gratuitamente pela internet, no site do projeto.

O evento, que já foi realizado em São Luís no mês de junho, é uma das etapas do Projeto Educação e Saúde, que está sendo executado pelo IFMA em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). O recurso para a realização das atividades é de R$ 5,5 milhões, provenientes do Ministério da Saúde.

O cronograma prevê ainda a realização de mais três fóruns: um em Santa Inês, já agendado para o dia 31 de agosto; outro em Caxias e mais um em São Luís. Os eventos serão previamente divulgados no portal do IFMA e no site do projeto. A programação dos fóruns conta com apresentação sobre os eixos do projeto, conferência sobre humanização em saúde, além de atividades voltadas para a reflexão a respeito do SUS e a atuação dos profissionais na perspectiva do atendimento humanizado.

Nesta primeira fase, a expectativa é capacitar cerca de 5 mil pessoas por meio dos fóruns. Já na segunda etapa do projeto, serão disponibilizados na plataforma IFMA Digital um total de 15 cursos livres e abertos na modalidade a distância – quando o alcance do projeto deverá ser ampliado para 30 mil pessoas. A oferta dos cursos deverá incluir os eixos: Histórico e Princípios do SUS; Gestão Participativa; Garantias de Direitos no SUS; Condições Éticas, Ambientais e Avaliativas para Prática Humanizada em Saúde; e Oferta do Cuidado Humanizado na Saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.