Negligência

Pacientes reclamam da falta de medicamentos para tratamento de HIV

Os medicamentos que estão em falta são chamados de antirretrovirais.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
(Foto: Reprodução)

IMPERATRIZ – Pacientes soropositivos reclama da falta de medicamentos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em Imperatriz. De acordo com um paciente, que prefere não ter sua identidade divulgada, há duas semanas não tem medicação, o que afeta diretamente seu tratamento.

“Sou portador do vírus há cerca de três anos, e o município tem negligenciado algumas situações quanto ao Programa DST/AIDS aqui na região. Uma delas é a falta de medicação no CTA”, reclama o paciente, ressaltando que portadores do vírus precisam tomar antirretrovirais diariamente.

“A interrupção do tratamento pode causar dentre diversos fatores, o fortalecimento do vírus e, consequente, mudança ou readequação de medicamentos reiniciando o processo de efeitos colaterais”, completa.

Os medicamentos que estão em falta são chamados de antirretrovirais. Eles garantem saúde, qualidade de vida e diminuem o risco de transmissão do vírus HIV. Os soropositivos fazem uso diário de uma combinação de, no mínimo, três antirretrovirais para garantir o sucesso do tratamento.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou, por meio de uma nota, que os remédios chegaram na última segunda-feira (13). A Semus ressaltou que o “município é responsável apenas pelo recebimento, distribuição e controle de estoque dos antirretrovirais”.

Disse ainda que “os medicamentos são enviados pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Estadual do Programa DST/Aids. Todavia, estão ocorrendo atrasos recorrentemente na entrega dos medicamentos em Imperatriz, por falta de organização da logística estadual que alega por diversas vezes estar com medicamento e não ter carro para enviá-los”.

Para resolver o problema, a prefeitura informou que sempre que detecta essa dificuldade manda um motorista da secretaria para buscar os medicamentos em São Luís, a exemplo dessa semana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.