Imunização

Vacinação contra gripe atinge 40% de cobertura, em Imperatriz

A meta é atingir no mínimo 90%, entre os grupos prioritários.

Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
(Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ - A aplicação das doses começou em 23 de abril, e no último dia 12 foi realizada mobilização principal, dia D, em que 37 Unidades Básicas de Saúde de Imperatriz (UBS´s), ficaram abertas das 8h às 17h, para imunizar contra o vírus da gripe. Além disso, foram disponibilizadas vacinas no mutirão No entanto, a procura ainda é considerada baixa.

A meta é vacinar 62 mil pessoas, e até o momento somente cerca de 25 mil pessoas foram imunizadas. Segundo dados quantificados por grupos, foram vacinados 43% dos idosos, 20% das crianças, 29% dos trabalhadores de saúde, 20% das gestantes, 49% das puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e 43% dos professores.

Têm direito à dose, idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Moradores com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem ser imunizados. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Porém, pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.