Evento

Imperatriz recebe evento de inovação e empreendedorismo na área de ciência e tecnologia

O III Universo IFMA vai ocorrer de 5 a 8 de dezembro.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
O evento vai ocorrer de 5 a 8 de dezembro.
O evento vai ocorrer de 5 a 8 de dezembro. (Divulgação /Assessoria )

IMPERATRIZ - Com o objetivo de promover o desenvolvimento de ideias inovadoras, pesquisa aplicada e empreendedorismo na área de ciência e tecnologia, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) vai realizar, de 5 a 8 de dezembro, a 3ª edição do Universo IFMA. O evento será realizado na sede do Instituto na cidade de Imperatriz e deve reunir cerca de 1500 pessoas.

Durante o evento haverá apresentação de trabalhos científicos e de extensão, desafio de startups, exposição de robôs, mostra tecnológica, competição de games, além de palestras, oficinas, rodas de conversa e minicursos.

Segundo o coordenador dos Planetas Tecnológicos, Rafael Mendonça, o Universo IFMA funciona como um propulsor da ciência e da tecnologia no Estado do Maranhão. “O evento é o trampolim para que os projetos dos nossos pesquisadores não cumpram seu papel apenas em âmbito institucional, mas também efetivamente alcancem as empresas e os cidadãos maranhenses”, destacou.

Nessa 3ª edição, o Universo IFMA vai realizar a integração de vários espaços: o Seminário de Iniciação Científica (SEMIC); os Planetas Tecnológicos, isto é, Bots (exposição e competição de robótica), Startup (apresentação e competição de startups com ideias inovadoras de negócios para estimular o empreendedorismo), Play (exposição e desenvolvimento de jogos) e Tech (propostas de produtos, protótipos, processos ou serviços de caráter tecnológico inovador); o Workshop com exposição de projetos de extensão do IFMA que já foram concluídos, além de um prêmio de curta-metragem na área de ciência e tecnologia.

Alguns nomes já foram confirmados para o evento: Carnelutti Jacome, mentor do Programa Lemonade (Pré-Aceleração de Startups) que está no Top 20 de pré-aceleradoras; Giuseppe Mele, da Universidade de Salento, em Lecce-Itália, e Ricardo di Lazzaro, empresário sócio-fundador da Genera (empresa que está crescendo no ramo de testes rápidos de DNA).

Até sete de dezembro qualquer pessoa pode se inscrever como ouvinte no III Universo IFMA e participar de palestras, oficinas e minicursos com grandes nomes da ciência, tecnologia e inovação do país. Os espaços dos Planetas Bots e Play também estarão abertos à participação do público em geral. Assim, para participar da competição de robótica, desenvolvimento de jogos e exposição de robôs e games é só se inscrever no site do evento até seis de novembro.

O evento conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa a ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.